Conecte-se conosco

Ministro do Turismo visita Corumbá e participa de Seminário sobre Desenvolvimento da região

man-fountain
Ministro do Turismo Max Beltrão e Prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira. Imagem: Fábio Marchi

Turismo

Ministro do Turismo visita Corumbá e participa de Seminário sobre Desenvolvimento da região

É a primeira visita de um Ministro do Turismo na cidade com o maior potencial turístico de Mato Grosso do Sul, em 15 anos. Ministro foi empossado em Outubro de 2016 - e esta é a sua primeira visita, na região.

Corumbá - A maior cidade do Pantanal Sul Matogrossense, Corumbá - localizada cerca de 430 km da capital Campo Grande - recebeu nesta quinta-feira (10) a visita do Ministro Marx Beltrão (Deputado federal licenciado pelo PMDB-AL). Segundo os organizadores do seminário “Turismo no Pantanal – Perspectivas de Desenvolvimento”, a visita do Ministro à Corumbá foi intermediada pelo Deputado Federal sulmatogrossense Carlos Marun (PMDB), que também visita a cidade - acompanhando o Ministro.

O evento é promovido pela Prefeitura de Corumbá através da Fundação de Turismo do Pantanal. 

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB) falou com exclusividade para o MS Diário, ainda no Aeroporto Internacional de Corumbá.

“Temos uma expectativa que com sua vinda, a gente possa fazer as nossas reivindicações no sentido de aumentar o potencial turístico da cidade. A gente sabe e a gente acredita nisso, que uma das ferramentas para estar desenvolvendo a economia e a expectativa de desenvolvimento por aqui seria justamente a diversificação do setor turístico. A gente tem o turismo de pesca já bem consolidado e agora é importante que a gente diversifique os meios. Até porque agora a gente já tem os mecanismos e as condições naturais para isso: ecoturismo, turismo histórico, turismo cultural. Então a vinda do Ministro vai ajudar a divulgar essas potencialidades, fazendo com que ele sinta a nossa realidade, o nosso potencial. Assim, esperamos que ele seja nosso parceiro ao final desse seminário, fornecendo recursos para essas atividades. Sabemos que a população de Corumbá tem essa expectativa e essa visita sendo pró-ativa, quem vai ganhar muito é a nossa cidade, justamente em um campo onde a gente tem mais dificuldade, que é a geração de emprego e renda. A partir do momento que você tem esse segmento mais diversificado, você começa a ter mais alternativas de geração de emprego e renda. É isso esperamos do Ministro: a possibilidade de avançar, consolidando o desenvolvimento do pólo turístico municipal”

O vereador Rufo Vinagre, que também é Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Turismo e autor da Lei da Quota Zero para a pesca do Dourado na região de Corumbá, também falou com exclusividade ao MS Diário, sobre a visita do Ministro:

“O que falta para Corumbá nesse momento é um grande investimento no marketing do potencial turístico da cidade, como o que foi feito em Bonito, porque hoje se vende o Pantanal como e fosse Bonito - o que não é. A fauna aqui é muito rica, todos os animais e bichos daqui são praticamente visíveis. Você transita uma hora de barco no Amazônia e muitas vezes você não vê nenhum bicho e aqui em Corumbá na primeira curva do rio, você já pode avistar várias espécies. Nós temos que estar preparados para toda essa transformação que a nossa cidade vai passar, em especial com a chegada dos projetos do FONPLATA. Temos que estar engajados e preparados para conseguir fomentar essa economia que estamos almejando.”

O Deputado federal Marun, em sua fala no auditório do Centro de Convenções do Pantanal elogiou a recepção promovida pela Prefeitura de Corumbá:

“Sinto saber que a última visita de um Ministro do Turismo na cidade tenha acontecido há cerca de 15 anos, considerando que Corumbá possui todo esse potencial turístico, a nível de Mato Grosso do Sul, a nível de Brasil e a nível do Mundo. Têm tudo para ser sim, um destino turístico exaltado no Mundo. Esse é o primeiro objetivo dessa visita”.

Marun também mostrou-se preocupado com a preservação do peixe no Pantanal e reforçou a hospitalidade corumbaense:

“É evidente que a pesca predatória faz o peixe sumir do Pantanal. Então penso que o mais inteligente seria partir para o pesque-e-solte. Para que o turista se sinta disposto a fazer isso, a primeira coisa que temos que fazer é receber bem. E fico feliz, porque o Ministro aqui presente só me falava: “estou feliz pela recepção que estamos tendo aqui em Corumbá”. O Ministro sai daqui com o sentimento e com o conhecimento da afetuosidade dessa gente pantaneira, que sabe receber muito bem seus convidados”. 

O deputado também impressionou-se com a estrutura turística que encontrou, durante sua visita:

“Estamos falando de uma cidade que vem se preparando para esse momento. Acabamos de sair de um barco que certamente está entre os melhores do mundo, em sua categoria. Eu saí de lá de boca aberta com o que nós vimos. Existe gente investindo, existe gente acreditando e queremos que o senhor (Ministro) saia daqui com essa impressão, para acreditar, contribuir e ser parceiro de Corumbá. Turismo é a vocação natural desta cidade, então na sequência a idéia é que seja entregue em Brasília a “Carta de Corumbá”, com os pontos que precisam serem destacados, com os princípios e as necessidades especiais para que esse desenvolvimento aconteça.”

O prefeito Ruiter também discursou na abertura do Seminário, e explicou ao Ministro a importância histórica, cultural e patrimonial da cidade. Após sua explanação, Ruiter enfatizou:

“O nosso maior patrimônio, a nossa maior riqueza é o nosso povo, o povo corumbaense, um povo que sabe conquistar as pessoas, que sabe receber as pessoas que gosta de conquistar as pessoas, de compartilhar com as pessoas. Nós temos essas características.  Portanto, senhor Ministro, o pedido que mais faço hoje, é que o senhor se torne um cidadão corumbaense. Porque eu tenho certeza que se o senhor se transformar nesse cidadão, o senhor será mais um - como todos nós estamos - na luta pela busca do desenvolvimento  do nosso Pantanal, em especial de Corumbá.“   

PROTESTO MEIA-BOCA

Ainda que tenha havido um rascunho de protesto (aproximadamente uma dúzia de manifestantes seguravam cartazes e gritavam palavras de ordem, mas não entraram no recinto) tenha sido organizado para a chegada da comitiva ministerial, não houveram incidentes durante o evento.

Confira mais imagens:

Ministro do Turismo Max Beltrão e Prefeito de Corumbá Ruiter Cunha de Oliveira.Imagem: Fábio Marchi Cerca de uma dúzia de manifestantes protestaram no começo do evento.Imagem: Fábio Marchi A Presidente da Fundação de Turismo de Corumbá - Marju Azambuja Venturini também discursou no evento.Imagem: Fábio Marchi A empresária de pesca esportiva Joyce Carla Santana Marques ressaltou a importância da economia do turismo para a região. Imagem: Fábio Marchi

Ver matéria completa

Faça seu comentário sobre "Ministro do Turismo visita Corumbá e participa de Seminário sobre Desenvolvimento da região"

Agora no site

Transparência Câmara
Subir