
Nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis, e sete deles coincidirão com segundas ou sextas-feiras, possibilitando uma série de feriados prolongados sem a necessidade de folgas extras. | Créditos: reprodução/internet
Publicado em: 30 de Setembro, 2025 | Fonte: Redação
O ano de 2026 promete ser um dos mais favoráveis para quem deseja planejar viagens ou períodos de descanso. Nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis, e sete deles coincidirão com segundas ou sextas-feiras, possibilitando uma série de feriados prolongados sem a necessidade de folgas extras.
Além disso, datas como a Confraternização Universal (1º de janeiro, quinta-feira) e Tiradentes (21 de abril, terça-feira) poderão render ainda mais dias de descanso para quem conseguir negociar uma emenda. Nesse cenário, até nove feriados nacionais poderão ser aproveitados como feriadões.
O calendário também pode ficar ainda mais atrativo com os pontos facultativos e celebrações regionais, como aniversários de municípios e festas religiosas. O governo federal ainda não publicou a portaria oficial, mas tradicionalmente são incluídos o Carnaval, Corpus Christi, Dia do Servidor Público, vésperas de Natal e Ano Novo.
Feriados nacionais e datas tradicionalmente facultativas em 2026:
1º de janeiro – Confraternização Universal
16 a 18 de fevereiro – Carnaval (ponto facultativo)
3 de abril – Sexta-feira Santa
21 de abril – Tiradentes
1º de maio – Dia do Trabalho
4 de junho – Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro – Independência do Brasil
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro – Finados
15 de novembro – Proclamação da República
20 de novembro – Dia da Consciência Negra
24 de dezembro – Véspera de Natal (ponto facultativo)
25 de dezembro – Natal
31 de dezembro – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo)
Combinando feriados nacionais, pontos facultativos e datas regionais, os brasileiros terão mais de dez oportunidades para organizar viagens ou períodos de descanso prolongados em 2026.
Comentários