
Apesar da elevação nos níveis d'água em comparação com o ano passado, as cotas registradas ainda permanecem inferiores às de 2023, segundo dados das estações hidrometeorológicas de Ladário e Porto Murtinho, referentes ao mês de junho. | Créditos: Divulgação/GOVMS
Publicado em: 09 de Julho, 2025 | Fonte: Redação
Após enfrentar em 2024 a pior seca desde o início do monitoramento hidrológico, o rio Paraguai dá sinais de recuperação ao longo de 2025. Apesar da elevação nos níveis d'água em comparação com o ano passado, as cotas registradas ainda permanecem inferiores às de 2023, segundo dados das estações hidrometeorológicas de Ladário e Porto Murtinho, referentes ao mês de junho.
Na estação de Ladário, o nível médio do rio chegou a 321 centímetros em 30 de junho deste ano. O número representa um avanço de 2,23 metros em relação aos 98 centímetros de 2024, mas segue 87 centímetros abaixo da média de 2023, que foi de 408 cm. Já em Porto Murtinho, a recuperação é semelhante: a cota atual está 2,42 metros acima do ano anterior (189 cm em 2024), atingindo 431 cm — ainda 20 cm aquém dos 451 cm registrados em 2023.
A seca severa de 2024 ainda repercute entre especialistas. Em Ladário, o nível do rio chegou a -71 cm em outubro passado, a menor marca da série histórica. Em Porto Murtinho, a cota mais baixa foi de 52 cm, no mesmo mês.
Segundo Leandro Neri Bortoluzzi, da Sala de Situação dos Rios do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o avanço observado em 2025 representa uma melhora, mas ainda exige atenção. “É um cenário mais favorável do que o do ano passado, mas continuamos em alerta. A recuperação é parcial e precisamos manter o monitoramento e investir em estratégias de adaptação às mudanças climáticas”, destacou.
Mato Grosso do Sul atravessa atualmente o período seco do ano, e a tendência é de estabilidade nos níveis fluviais nas próximas semanas, com possível redução até o início do próximo ciclo de chuvas.
Acompanhar a situação em tempo real é possível por meio do Boletim Diário da Sala de Situação dos Rios do Imasul, disponível no site oficial: imasul.ms.gov.br/sala-de-situacao. A ferramenta permite o acompanhamento diário das cotas dos principais rios do Estado.
Comentários