Pantanal MS
20 de Maio / 2024

O país já registrou 3.062.181 casos prováveis da doença, quase o dobro do total registrado no ano passado, que foi de 1,6 milhão de casos. | Créditos: reprodução/MSDiário

  • Publicado em: 11 de Abril, 2024 | Fonte: Redação

O Brasil enfrenta um cenário preocupante no combate à dengue, com um aumento expressivo no número de casos desde o início do ano. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (10), o país já registrou 3.062.181 casos prováveis da doença, quase o dobro do total registrado no ano passado, que foi de 1,6 milhão de casos.

Além disso, o número de mortes por dengue também é alarmante, com 1.256 óbitos confirmados desde o início do ano e outros 1.857 em investigação.

Os números foram revelados por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses, evidenciando a gravidade da situação em todo o território nacional.

Em relação à distribuição geográfica, o Ministério da Saúde aponta que nove estados apresentam uma tendência de queda consolidada no número de casos de dengue, incluindo Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.

Por outro lado, 13 estados estão com tendência de estabilidade, enquanto Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe permanecem com uma tendência de aumento nos casos da doença.

Esses dados ressaltam a importância de medidas efetivas de prevenção e controle da dengue em todo o país, bem como a necessidade de atenção redobrada das autoridades de saúde e da população para enfrentar essa grave situação epidemiológica.

Comentários