Pantanal MS
03 de Abril / 2025

A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários. | Créditos: Agência Brasil

  • Publicado em: 22 de Março, 2025 | Fonte: redação

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha nacional de vacinação contra a influenza terá início no dia 7 de abril. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na mesma data em que as primeiras remessas da vacina começaram a ser distribuídas aos estados.

O objetivo é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal entre os grupos considerados prioritários. Estão incluídos nessa lista crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, indivíduos com doenças crônicas ou deficiência, trabalhadores da saúde, professores e outros públicos vulneráveis.

Vacina Permanente nas UBS

Uma das novidades anunciadas por Padilha é que, a partir deste ano, a vacina contra a gripe estará disponível de forma contínua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mesmo fora do período da campanha. A intenção é ampliar as oportunidades de imunização ao longo do ano e garantir maior alcance da proteção contra o vírus.

Além disso, o Ministério da Saúde vai retomar os chamados "Dias D" de mobilização nacional para reforçar a vacinação contra a influenza. A data exata da ação será definida nos próximos dias durante reunião da comissão intergestores tripartite, mas a expectativa é que ocorra em maio.

Vacinação do Público em Geral

Embora o foco inicial seja vacinar os grupos prioritários, a ampliação da campanha para toda a população está sendo considerada. Segundo Padilha, essa decisão ficará sob responsabilidade de cada estado ou município, dependendo da cobertura vacinal já atingida entre os públicos prioritários.

“Estamos alinhados à meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 90% de cobertura vacinal entre os grupos de maior risco. Esse é o nosso foco”, reforçou o ministro.

Imunizante Trivalente e Combate à Desinformação

Durante a entrega das doses destinadas ao Distrito Federal, Padilha lembrou que o imunizante protege contra três cepas do vírus influenza e contribui significativamente para a redução de internações e mortes causadas por complicações da gripe.

Ele também fez questão de desmentir boatos sobre a vacina causar gripe. “Muitas pessoas associam sintomas gripais à vacina, mas o que ocorre, na maioria das vezes, é que a pessoa já estava com o vírus incubado no momento da aplicação”, esclareceu.

Estados Podem Antecipar Início da Campanha

O ministro informou que estados e municípios têm autonomia para antecipar o início da vacinação, caso já tenham recebido as doses. No Distrito Federal, por exemplo, a campanha deve começar na próxima terça-feira, dia 26 de março.

A expectativa do governo federal é que cerca de 35 milhões de doses sejam entregues aos estados até o final deste mês, garantindo o início da campanha em todo o país a partir da data oficial.

Comentários