Pantanal MS
28 de Abril / 2024

A prefeitura está organizando um Plano de Contingência e meios jurídicos para indenizar as famílias assistidas exclusivamente pelo Plantão Social durante períodos de chuvas intensas e inundações. | Créditos: reprodução-internet

  • Publicado em: 30 de Dezembro, 2023 | Fonte: Rafael Almeida

Aquidauana, município situado a 139 quilômetros de Campo Grande, deparou-se com uma situação de emergência neste sábado (30) após uma tempestade de areia e chuvas torrenciais atingirem a região. O decreto de emergência foi assinado pelo prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) em resposta aos estragos causados pelo evento climático, que resultou em mais de 150mm de chuva em poucas horas.

As consequências foram sentidas especialmente na área central e em alguns bairros da cidade, incluindo o cemitério, onde os caixões foram impactados pela força da tempestade. A prefeitura mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Serviços Urbanos e Rurais para prestar auxílio desde a noite de sexta-feira.

As equipes estão empenhadas na limpeza de ruas, desobstrução de bueiros e remoção de árvores caídas. O prefeito, ao assinar o decreto municipal nº 195, possibilitou a aquisição de materiais e itens para atendimento emergencial.

Prevendo a continuidade das chuvas, a prefeitura adotou regime de plantão 24 horas para atender aos chamados da população. O Plantão Social pode ser contatado pelo telefone/WhatsApp: 99288-3963. A prefeitura está elaborando um levantamento detalhado dos estragos para envio à Defesa Civil Estadual.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 120mm de chuva em apenas duas horas, totalizando 162,4mm em três horas. A tempestade, originada da instabilidade vinda do Paraguai para Mato Grosso do Sul, também provocou uma tempestade de areia, conforme documentado em vídeo por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro.

Além dos esforços para atendimento emergencial, a prefeitura está organizando um Plano de Contingência e meios jurídicos para indenizar as famílias assistidas exclusivamente pelo Plantão Social durante períodos de chuvas intensas e inundações.

Comentários