Pantanal MS
27 de Abril / 2024

Acidente aconteceu na noite de hoje, quase em frente ao Poliesportivo Municipal da Porto Carrero. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

  • Publicado em: 01 de Março, 2024 | Fonte: Fábio Marchi

Corumbá - Não é novidade que as ruas de Corumbá estão esburacadas e em sua grande maioria, recapeadas com asfalto de qualidade duvidosa - um tormento para os motoristas, motociclistas e ciclistas da região.

Como se já não bastassem os buracos, os paralelepípedos que não tem mais razão de existir nas vias de grande tráfego (e que reduzem a vida útil de amortecedores, suspensão e pneus) os semáforos que vivem estragando e a falta de sinalização em pontos críticos - inclusive os quebra-molas que não recebem pintura - agora os condutores de veículo da Cidade Branca devem ter atenção às “bocas-de-lobo”, as aberturas para a canalização de águas pluviais da cidade - que também sofre com diversos alagamentos em pontos críticos.

As bocas-de-lobo abertas e sem proteção também podem causar tragédias inimagináveis durante os alagamentos em Corumbá e população corre risco de vida durante as chuvas fortes, por conta da sucção desses buracos sem proteção. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

Entupidas em sua grande maioria, muitas bocas-de-lobo estão abertas, sem grade de proteção e sem qualquer tipo de manutenção da Prefeitura de Corumbá, cujo Prefeito Marcelo Aguilar Iunes (PSDB) havia garantido para a população em várias entrevistas em rádio e podcasts que havia “eliminado quase todos os pontos de alagamento da cidade”.

Muitas bocas-de-lobo em Corumbá estão abertas, entupidas e sem qualquer tipo de manutenção ou proteção. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

O ACIDENTE

Como era de se esperar por estar sem qualquer proteção, o buraco aberto, largo e profundo causou prejuízos na noite de hoje (01), na Avenida Porto Carrero, quase em frente da Rodoviária Municipal de Corumbá. É o que conta a proprietária do veículo, Gleice da Costa Silva (46), com exclusividade para o MS Diário:

Olha só que absurdo!  Hoje a gente veio aqui, comeu açaí com a família e de repente se depara com esse buraco e o carro cai no buraco!

É um gasto, estourou o pneu, quebrou a frente do carro tudo aqui, eu estou com a minha bebezinha, minha netinha aqui no maior calor, sufoco aqui, graças a Deus que parou um rapaz aqui e veio ajudar a gente aqui para tirar o carro do buraco, mas é um gasto tudo isso!

Por quê o prefeito não vê isso? Os moradores daqui disseram que já foram várias reclamações, já foram várias denúncias, só que esse acidente aqui com o meu carro, o prefeito, a prefeitura vai ter que arcar com as despesas, porque eu vou até o final! Eu não vou pagar esse estrago que fez aqui no meu carro, não!

Porque eu pago os meus impostos, o IPVA do meu carro é quase 4 mil reais, eu pago o licenciamento, eu pago o IPTU, eu pago todos os impostos da prefeitura, para quê? Para manter a nossa cidade organizada, esgoto tudo arrumadinho, tudo tampadinho, coleta de lixo, né? Pra cobrarem são bons, mas e na hora de trabalharem pra gente? Não, isso não vai ficar assim!

A gente sai com a família pra fazer um lanche e toma um prejuízo desses? Minha netinha tá aqui chorando, foi um susto!

Família precisou de ajuda para retirar veículo do buraco. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

VEÍCULO CAIU EM BOCA-DE-LOBO, PROPRIETÁRIO(A) TEM DIREITOS?

A jurisprudência sobre esse caso - veículos que caem em bocas-de-lobo aberta, sem proteção - diz que a responsabilidade sendo objetiva, é totalmente da Prefeitura em rua, logradouro ou até mesmo, em Avenida estadual. A culpa é presumida, pelo fato do risco apresentado. O Rito ou Procedimento adotados nestes casos é o Sumário, pois o valor do prejuízo não ultrapassa a Dez salários mínimos. O valor das indenizações cabíveis são aferidas conforme a extensão do dano Moral e/ou patrimonial e devidas correções, deve ser pleiteada no Juizado Especial. A Ação adequada deve ser Ação da Obrigação de Fazer cominada com a de indenizações, pelos danos decorrentes do(s) prejuízo(s) sofrido(s). 

Comentários