Da esquerda para a direita: Marcos Martins, Bia Cavassa, Dr. Gabriel, Paulo Duarte, Dr. Roberto Lins. | Créditos: Ana Marchi / MSDiario
Publicado em: 18 de Novembro, 2024 | Fonte: Fábio Marchi
Corumbá - Em entrevista coletiva para a imprensa na manhã de hoje (18) no salão de um hotel na cidade, o prefeito eleito de Corumbá, Dr. Gabriel, destacou os esforços já iniciados durante o período de transição para garantir melhorias significativas para o município. O evento contou com a presença da imprensa corumbaense, lideranças políticas e aliados, incluindo o deputado estadual Paulo Duarte (PSB), a vice-prefeita eleita Bia Cavassa (PSDB) e membros da equipe de transição.
Dr. Gabriel iniciou agradecendo o apoio recebido no processo de transição, com menção especial à equipe do deputado Paulo Duarte, que tem cedido seu gabinete em Campo Grande como um escritório político para agilizar as demandas do município.
"O gabinete do Paulo está sendo nosso escritório político, e a dedicação de sua equipe para atender as necessidades de Corumbá tem sido fundamental neste momento em que ainda não temos uma estrutura formal para trabalhar. Meu muito obrigado a todos que têm contribuído", afirmou.
Dr. Gabriel tirou algumas dúvidas do sobre seu novo governo - inclusive desmentiu as listas "de WhatsApp". | Créditos: Ana Marchi / MS Diário
O prefeito eleito também detalhou as reuniões estratégicas realizadas com o governador do estado e secretários de diversas pastas, como Saúde, Educação, Assistência Social, Fazenda e Obras. Ele ressaltou a importância dessas tratativas para o planejamento das ações que serão implementadas já no início do mandato.
Entre os destaques mencionados, Dr. Gabriel deu pistas sobre um anúncio significativo na área da saúde, que será feito durante a cerimônia de posse, em janeiro. “Serão grandes conquistas para Corumbá. Nos próximos seis meses, vamos ver resultados concretos, e eu tenho certeza de que a população ficará satisfeita com o que está por vir”, declarou, mantendo o mistério sobre os detalhes.
Dr. Gabriel reforçou que, embora o Carnaval seja uma preocupação importante para a população, sua prioridade inicial será a saúde, aproveitando o alinhamento com o governo estadual para destravar recursos e projetos essenciais.
CULTURA E ESPORTE
Dr. Gabriel, reforçou seu compromisso com as áreas de cultura e esporte, temas que despertam grande interesse da população. Ele destacou as tratativas em andamento para atender demandas populares, incluindo o apoio ao Corumbaense Futebol Clube e os esforços para garantir a realização do tradicional Carnaval corumbaense.
Sobre o esporte, Dr. Gabriel informou que já se reuniu com a diretoria do Corumbaense para discutir estratégias que possibilitem maior apoio ao clube. Entre as ideias debatidas está a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), modelo que tem ganhado destaque nacional e que poderia trazer novos investimentos para a equipe local. “Estamos alinhando ações e programando uma visita da diretoria à Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo para discutir essa possibilidade. Queremos que o Corumbaense tenha uma participação mais ativa e destaque no cenário esportivo”, afirmou.
Carnaval de Corumbá: esforço para manter a tradição
Respondendo à principal pergunta da população – se haverá ou não Carnaval em 2024 –, Dr. Gabriel mostrou preocupação com a ausência de planejamento da atual administração municipal. Ele destacou que, historicamente, os recursos para blocos e escolas de samba eram repassados entre setembro e novembro, mas neste ano não houve qualquer movimentação nesse sentido.
Apesar disso, o prefeito eleito garantiu que está empenhado em buscar alternativas para viabilizar o evento.
“Como munícipe, eu sei da importância do Carnaval para Corumbá. Estamos trabalhando intensamente para assegurar os recursos necessários e fazer desta festa um marco, com o mesmo brilho de sempre e, quem sabe, o melhor Carnaval que a cidade já viu”, prometeu.
Dr. Gabriel enfatizou que o Carnaval não é apenas um evento cultural, mas também um motor econômico para Corumbá, movimentando setores como turismo, comércio e serviços. Ele reafirmou que, embora ainda não tenha assumido oficialmente a prefeitura, já está dialogando com potenciais parceiros e planejando ações para assegurar a realização do evento.
Com a proximidade da posse, a expectativa é de que as propostas apresentadas comecem a se concretizar, trazendo um novo fôlego para a cultura, o esporte e as tradições que fazem de Corumbá um dos municípios mais vibrantes do Mato Grosso do Sul.
TRANSIÇÃO
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, o prefeito eleito de Corumbá, Dr. Gabriel, destacou os esforços de sua equipe durante o período de transição de governo e reafirmou seu compromisso com a cultura e a população corumbaense. O evento contou com a participação do deputado estadual Paulo Duarte e da vice-prefeita eleita, Bia Cavassa, que lidera a equipe de transição.
Dr. Gabriel ressaltou a importância das parcerias já estabelecidas para garantir avanços concretos, especialmente no planejamento do Carnaval de 2024, um dos eventos mais esperados pela população. Ele mencionou que as tratativas para viabilizar recursos estão avançadas e que a partir da próxima semana haverá reuniões com escolas de samba e blocos carnavalescos para apresentar uma visão clara e realista sobre o evento.
“Agradeço ao deputado Paulo Duarte, que tem sido fundamental, juntamente com a Bia, para abrir portas e articular recursos. Queremos trazer notícias concretas, apresentar o que é possível e o que não é. As conversas continuam, e estou confiante de que conseguiremos realizar um Carnaval digno da tradição de Corumbá”, declarou o prefeito eleito.
Equipe de transição: foco no diálogo e planejamento
Bia Cavassa, vice-prefeita eleita e líder da equipe de transição, também tomou a palavra para reforçar o compromisso da nova gestão com a transparência e a eficiência no processo de mudança administrativa. Segundo ela, a equipe de transição é composta por ela, Marcos Martins e o doutor Roberto Lins, que estão trabalhando em conjunto para levantar informações e garantir uma transição organizada.
“Estamos aqui para agradecer a confiança da população e da imprensa. Nosso foco neste período é trabalhar para que a nova administração inicie com as condições necessárias para atender as demandas da população. A equipe está comprometida em trazer resultados concretos desde o primeiro dia de governo”, afirmou Bia.
SURPRESA
Bia Cavassa foi pega de surpresa durante a coletiva, quando o Prefeito eleito Dr. Gabriel fez o anúncio de que ela comandaria a pasta da Assistência Social e Cidadania, função que ela já havia exercido no passado, durante as gestões do seu ex-marido Ruiter Cunha - Bia então agradeceu a confiança e disse que dará o seu melhor para corresponder esse desafio.
Bia Cavassa: Vice Prefeita eleita e agora, futura Secretária de Assistência Social e Cidadania de Corumbá. | Créditos: Ana Marchi / MS Diário
QUEM É BIA CAVASSA?
Beatriz Rosália Cavassa de Oliveira, popularmente conhecida como Bia Cavassa, é uma figura destacada no cenário político do Mato Grosso do Sul. Nascida em Corumbá, cidade histórica e culturalmente rica, Bia construiu sua carreira unindo sua formação acadêmica, paixão pela educação e dedicação às causas sociais.
Com formação em Pedagogia, Bia Cavassa iniciou sua trajetória profissional como educadora, tendo grande afinidade com o trabalho voltado à infância e juventude. Seu compromisso com a formação de cidadãos e a melhoria das condições educacionais tornou-se uma marca registrada de sua atuação.
Bia é viúva de Ruiter Cunha de Oliveira, que foi prefeito de Corumbá em três mandatos. A parceria entre os dois não foi apenas pessoal, mas também marcada por um alinhamento em projetos voltados ao desenvolvimento da cidade e à qualidade de vida da população, pois Bia é a criadora dos projetos “Povo das Águas”, “Mãe Crceheira”, “Se Essa Rua Fosse Minha” e uma das idealizadoras do “Prefeito Presente”. Após o falecimento de Ruiter, em 2017, Bia decidiu seguir na vida pública, fortalecida pela sua experiência e desejo de continuar o legado de transformação social.
Em 2018, sua notoriedade cresceu ao ser eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul. Durante seu mandato, Bia Cavassa destacou-se por defender pautas relacionadas à educação, desenvolvimento regional, turismo e questões ambientais. A ligação com o Pantanal, um dos maiores patrimônios naturais do Brasil, foi central em sua atuação parlamentar, posicionando-se como uma voz ativa na defesa deste bioma único.
Além disso, Bia sempre buscou fortalecer os direitos das mulheres e promover políticas públicas que visem à equidade de gênero, dando espaço a debates fundamentais para o progresso social do estado.
Sua atuação política também é marcada pela proximidade com as comunidades, visitando frequentemente os municípios do Mato Grosso do Sul e ouvindo as demandas da população. Essa característica reforça sua imagem de representante comprometida com as reais necessidades dos cidadãos.
Durante a gestão de Marcelo Aguilar Iunes como Prefeito de Corumbá (Marcelo era vice de Ruiter e assumiu seu cargo, após o falecimento do Prefeito), Bia foi podada e afastada dos holofotes locais por Marcelo temer que sua popularidade crescesse na região, ignorando a presença da Deputada em diversas ocasiões oficiais e recusando emendas e propostas parlamentares.
Hoje, Bia Cavassa - vice-prefeita eleita ao lado de Dr. Gabriel, - derrotando nas urnas o sucessor de Marcelo Iunes, Luiz Antônio “Pardal” com uma vitória incontestável e acachapante - é vista como uma liderança promissora em Mato Grosso do Sul, unindo sensibilidade social e compromisso político em prol do desenvolvimento do estado e especialmente, de Corumbá.
Confira o vídeo da coletiva:
Comentários