Publicado em: 20 de Outubro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida
Os próximos dias exigem atenção redobrada dos moradores de Mato Grosso do Sul, conforme aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mesmo com a previsão de poucas chuvas durante esta semana, o estado pode enfrentar eventos climáticos severos, incluindo queda de granizo, fortes ventos e risco de estragos em plantações, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec) também alertou para o clima instável no estado. Embora o sol deva predominar em algumas regiões, períodos de maior nebulosidade estão previstos. Esse cenário é causado por um sistema de alta pressão atmosférica. Ainda assim, há possibilidade de pancadas de chuva e tempestades, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.
Entre as cidades mais vulneráveis estão Alcinópolis, Cassilândia, Costa Rica, Paranaíba e Sonora. Essas localidades estão sob alerta laranja, que entra em vigor a partir desta sexta-feira (20) e permanece até a noite de segunda-feira (21). A previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos que podem variar de 60 a 100 km/h, elevando o risco de transtornos.
Além disso, outras regiões de Mato Grosso do Sul também estão sob alerta amarelo, com possibilidade de chuvas moderadas e ventos fortes. As cidades afetadas incluem Água Clara, Aparecida do Taboado, Coxim, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste, entre outras.
Os órgãos meteorológicos recomendam que a população se mantenha informada sobre as condições do tempo e tome precauções diante das possíveis tempestades e outros fenômenos meteorológicos intensos.
Comentários