Nossas redes

Educação

Matrícula Digital 2023: Período de confirmação de permanência começa nesta quarta-feira

Para garantir a vaga, o estudante que já está na Rede Estadual deverá acessar o site da Matrícula Digital .

Publicado em

Escola Estadual Maria Leite - Corumbá/MS

Começa nesta quarta-feira (23), o período de confirmação de permanência para os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE). A etapa antecede a abertura do período de pré-matrículas da REE – para estudantes de todas as redes – e faz parte do calendário da Matrícula Digital 2023 e é necessária para a garantia de prioridade dos alunos que desejam continuar na REE no próximo ano.

Para garantir a vaga, o estudante que já está na Rede Estadual deverá acessar o site da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e seguir os passos necessários para o correto preenchimento dos dados solicitados.

“A confirmação de permanência poderá ser realizada até o final do período de pré-matrículas, contudo, para garantir a prioridade na matrícula, os estudantes que desejam seguir na REE devem aproveitar esses primeiros dias, em função do aumento da procura por vagas”, disse o Coordenador de Informações Gerenciais da SED e responsável pela Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino, professor Alciley Lopes.

Matrícula Digital 2023

O calendário da Matrícula Digital foi iniciado no mês de setembro com o período de Atualização Cadastral dos estudantes que fazem parte da Rede Estadual de Ensino (REE). A etapa teve como foco a necessidade da inserção do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) dos alunos já matriculados na REE.

Realizada todos os anos, a Atualização Cadastral consiste no preenchimento dos dados que serão utilizados pelos gestores escolares para o contato com estudantes e familiares/responsáveis, quando necessário. Além disso, as informações fornecidas às escolas auxiliam no levantamento de dados referentes à Rede Estadual de Ensino.

Com o correto preenchimento dos dados, é possível monitorar e realizar os acompanhamentos necessários de forma mais prática e objetiva. Entre os benefícios está a realização das ações de Busca Ativa e o encaminhamento das informações dos estudantes via Censo Escolar (Ministério da Educação), de responsabilidade das equipes escolares, e que poderá ser feito de forma mais ágil e assertiva.

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do País, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Como parte do calendário, a abertura do período de pré-matrículas da Rede Estadual será no dia 28 de novembro e seguirá disponível até o dia 31 de dezembro de 2022.

Surgiu alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Estado de Educação (SED) orienta para que pais/responsáveis mantenham contato com as equipes de gestão escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino (REE).

Já deu seu like para esta matéria?

Ver matéria completa
Publicidade
Publicidade

As Top da Semana