Pantanal MS
03 de Dezembro / 2024

Forças Armadas recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e de oficiais. | Créditos: Divulgação

  • Publicado em: 28 de Agosto, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, anunciou nesta quarta-feira, 28, uma medida inédita nas Forças Armadas: o início do alistamento militar feminino voluntário. O anúncio foi feito durante a celebração dos 25 anos do Ministério da Defesa, realizada no Clube do Exército, em Brasília.

Na mesma solenidade, 246 personalidades civis e militares, além de três instituições militares, foram homenageadas com a Ordem do Mérito da Defesa. A cerimônia marcou um momento histórico para as Forças Armadas, que até então recebiam mulheres apenas através dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. A novidade permitirá que mulheres se alistem a partir dos 18 anos, em um processo que antes era exclusivo para homens, seja por convocação ou de forma voluntária.

A data oficial de criação do Ministério da Defesa é 10 de junho, mas as comemorações do jubileu de prata ocorreram em agosto, com este marco significativo para a inclusão de mulheres nas Forças Armadas brasileiras.

Comentários