Pantanal MS
09 de Dezembro / 2024

Onda de calor impede avanço de frente fria em MS. | Créditos: MSDiário

  • Publicado em: 02 de Maio, 2024 | Fonte: Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de onda de calor extremo em todo o estado de Mato Grosso do Sul, mantendo a região no epicentro das altas temperaturas até o próximo sábado, dia 4 de maio. Apesar da previsão indicar a aproximação de uma nova frente fria, os fatores meteorológicos atuais dificultam a queda das temperaturas em grande parte do estado.

O alerta emitido pelo Inmet classifica a situação como de grande perigo em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, destacando os riscos à saúde pública e o aumento do perigo de incêndios florestais. Durante esse período, a temperatura permanece cerca de 5°C acima da média para esta época do ano. Além disso, uma massa de ar seco associada ao clima desértico contribui para a redução da umidade relativa do ar.

Nos últimos registros de temperatura, Corumbá se destacou como a quarta cidade mais quente nas últimas 24 horas, atingindo os 37°C, segundo dados do instituto. Porto Murtinho e Água Clara também figuram na lista, registrando temperaturas de 36,6°C e 36,1°C, respectivamente. Quanto à umidade do ar, Paranaíba foi classificada entre as 15 cidades mais secas do país, com apenas 28%.

Em relação às expectativas de chuvas, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) aponta a possibilidade de chuvas isoladas e temperaturas mais amenas somente nas regiões extremo sul e sudoeste do estado, devido à aproximação de uma nova frente fria. No entanto, a persistência da massa de ar quente e seco deve impedir a expansão dessas condições para o restante do território sul-mato-grossense.

Embora as chuvas esperadas para o trimestre de maio a julho variem entre 50 e 200 mm na metade norte e entre 200 a 400 mm nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado, os modelos de monitoramento indicam que as precipitações ficarão abaixo da média histórica em todo o estado durante esse período.

Comentários