Pantanal MS
23 de Janeiro / 2026

O Sisu terá apenas uma edição em 2026, com ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, conforme a organização de cada instituição. | Créditos: Divulgação

  • Publicado em: 23 de Janeiro, 2026 | Fonte: Redação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram às 23h59 desta sexta-feira (23). Esta é a última oportunidade para estudantes que desejam concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do programa neste ano.

Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Acesso Único, plataforma oficial do governo federal. Assim como ocorre desde 2024, o Sisu terá apenas uma edição em 2026, com ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, conforme a organização de cada instituição.

Ao todo, estão sendo ofertadas 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.399 cursos de graduação de 136 instituições públicas em todas as regiões do país.

O Sisu seleciona estudantes com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado em 29 de janeiro.

Novas regras

A partir de 2026, o programa passa a aceitar as notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025. Até então, apenas candidatos que haviam realizado a edição mais recente do exame podiam participar.

Para concorrer, é necessário ter feito o Enem em uma dessas edições, obtido nota maior que zero na redaçãoconcluído o ensino médio.

Cada candidato pode escolher até dois cursos, em instituições públicas localizadas em 26 unidades federativasRondônia é o único estado que não ofertará vagas no Sisu nesta edição.

Os estudantes ainda podem consultar, até o encerramento das inscrições, as notas de corte atualizadas e a lista completa de vagas disponíveis no site do programa.

Cronograma do Sisu 2026

  • Inscrições: 19 a 23 de janeiro

     
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro

     
  • Matrículas: a partir de 2 de fevereiro

     
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro

     

O Ministério da Educação orienta que os candidatos acompanhem atentamente os prazos para não perder a oportunidade de ingresso no ensino superior público.

Comentários