Em 2026, os brasileiros terão ao todo 10 feriados nacionais para marcar na agenda. | Créditos: Foto: Matheus Bertelli / Pexels
Publicado em: 31 de Dezembro, 2025 | Fonte: Redação
O governo federal publicou, nesta terça-feira (30), no Diário Oficial da União, o calendário de feriados e pontos facultativos de 2026. Ao todo, o próximo ano terá dez feriados nacionais, sendo cinco em segundas-feiras e dois em sextas-feiras, um cenário considerado favorável para quem costuma planejar folgas prolongadas.
Entre as datas que caem na sexta-feira estão a Paixão de Cristo (3 de abril) e o Dia do Trabalho (1º de maio). Já a Independência do Brasil, em 7 de setembro, será comemorada em uma segunda-feira. O calendário também inclui feriados na terça-feira e quinta-feira, caso de Tiradentes (21 de abril) e da Confraternização Universal (1º de janeiro), o que favorece possíveis “emendas”.
Além dos feriados nacionais, datas estaduais e municipais — como aniversários de cidades e celebrações religiosas — poderão ampliar ainda mais o número de dias de descanso ao longo do ano.
Feriados nacionais de 2026
1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
3 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) – Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) – Finados
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Os pontos facultativos federais — como Carnaval e Corpus Christi — também seguem normas específicas definidas pela União, mas caberá aos órgãos públicos e empresas privadas definirem a adoção ou não desses dias de folga.







Comentários