Pantanal MS
12 de Abril / 2025

Carne de jacaré possui um maior índice de proteína e é ideal para o fortalecimento muscular dos pacientes. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

  • Publicado em: 09 de Abril, 2025 | Fonte: Fábio Marchi

Corumbá – Apesar dos inúmeros problemas que Santa Casa de Corumbá veio enfrentando nos últimos anos, a nova gestão da instituição vem trabalhando para reestruturar e modernizar os serviços oferecidos para funcionários e pacientes.

Em uma parceria inédita, a instituição promete revolucionar sua alimentação hospitalar ao incorporar a gastronomia pantaneira em seu cardápio, através de uma parceria com o Frigorífico Caimasul - o que permitirá a inclusão de carne de jacaré nas refeições dos pacientes, unindo tradição regional e valor nutricional. 

Manayra Maciel, nutricionista responsável técnica da Santa Casa. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

Nutricionista explica a escolha inovadora  

Manayra Maciel, nutricionista responsável técnica da Santa Casa, detalha os motivos da escolha:  

"A carne de jacaré tem um valor nutricional excelente. Ela é riquíssima em proteínas, o que ajuda na construção e manutenção da musculatura dos nossos pacientes. Além disso, tem baixo teor calórico e é rica em vitaminas do complexo B e minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo", explica a especialista.  

"O que mais me chamou atenção foi o baixo teor de gordura saturada. Para nós, poder oferecer uma opção saudável e ainda valorizar nossa cultura alimentar é uma conquista", complementa Manayra.  

Segundo Manayra, pratos típicos pantaneiros serão inclusos no cardápio hospitalar - e a equipe de nutrição já recebeu 30kg de carne de jacaré doada pelo frigorífico, para uma primeira fase de testes, para a realização de delícias regionais, como “Jacaré ao Urucum” e “Isca de Jacaré” - pratos que tradicionalmente são preparados com peixes locais:

"Vamos fazer pratos típicos aqui da região, como o peixe urucum com carne de jacaré. Também estamos pensando em preparar escabeche, com isca de jacaré", adianta a nutricionista.  

Carne de jacaré será oferecida à Santa Casa por a um valor especial, bem abaixo do mercado - através de uma parceria com um frigorífico local. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

Parceria é inédita no Centro-Oeste: carne de jacaré possui mais vantagens que outras proteínas concorrentes. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

Parceria que beneficia a todos  

Segundo a nutricionista, a iniciativa partiu do Dr. Rafael faro, presidente da Associação Beneficente da Santa Casa, em conversa com o Frigorífico Caimasul.  

"O Carlos do frigorífico já queria fazer essa parceria. Como aqui em Corumbá não temos muitos fornecedores, foi perfeito para ambos" explica Manayra.

Manayra diz que a parceria é muito vantajosa para a Santa Casa, porque o preço de venda oferecido para a instituição é uma condição super especial, quase o mesmo valor da carne de boi - explica:  

"Eles fizeram um valor bem abaixo do mercado para a gente conseguir comprar. Se der certo, já estamos incluindo nas nossas cotações regulares, o que é excelente para os nossos pacientes - que poderão ter uma alimentação riquíssima em nutrientes, à um baixo custo para a Santa Casa, então todo mundo sai ganhando, porque ao nos oferecer esse produto à um preço diferenciado, a empresa também agrega valor ao seu produto - promovendo assim, sua marca, agora atrelada à uma causa humanitária e social. - revela a nutricionista.  
 

Toda a alimentação fornecida na Santa Casa tem o objetivo de manter e fortalecer a saúde dos pacientes e funcionários. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

Comentários