Virada no Clima: Frente fria promete alívio após onda de calor em Mato Grosso do Sul
A mudança significativa está programada para quarta (27) e quinta-feira (28).

Após dias de temperaturas escaldantes que desafiaram até os mais calorosos, a previsão traz um respiro em Mato Grosso do Sul. Uma nova frente fria está se aproximando, trazendo consigo uma esperada pausa para o calor que assolou a região. De acordo com as informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas devem registrar uma queda notável, com mínimas previstas entre 13°C e 16°C.
Nos dias de segunda (25) e terça-feira (26), o cenário previsto é de estabilidade, com sol e alguma variação nas nuvens. Um bloqueio atmosférico tem mantido as nuvens afastadas e, ao mesmo tempo, impulsionado a rápida escalada das temperaturas. Alguns episódios de chuva podem ocorrer devido ao aquecimento acentuado.
Antes da chegada do alívio proporcionado pela frente fria, o calor persiste, com máximas que podem atingir 43°C, especialmente nas regiões norte, bolsão, pantaneira e sudoeste do Estado. Além disso, a umidade relativa do ar estará em níveis críticos, variando entre 10% e 20%.
A mudança significativa está programada para quarta (27) e quinta-feira (28), quando uma frente fria oceânica se fortalece e rompe o bloqueio que vinha mantendo as altas temperaturas. A expectativa é de que o frio traga alívio, com temperaturas mínimas entre 13°C e 16°C, principalmente no sul do Estado, variando de 13°C a 18°C na região leste, e de 17°C a 23°C na região pantaneira, norte e bolsão.
Bonito, conhecido por seu clima ameno, pode registrar mínimas de 17°C e máximas de 32°C. Apesar de não se esperar um frio rigoroso, a frente fria deve proporcionar um alívio bem-vindo à onda de calor que se abateu sobre todas as regiões do Estado.
O Cemtec também faz a previsão de acumulados de chuvas de até 200 mm até o dia 11 de outubro, com os maiores registros esperados para as regiões central, leste e nordeste do Estado.