Pantanal MS
26 de Dezembro / 2024
  • Publicado em: 08 de Novembro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

A Aena Brasil comemora o primeiro ano de administração dos aeroportos de Ponta Porã e Corumbá, ambos localizados em Mato Grosso do Sul. A concessionária assumiu a gestão dos terminais nos dias 7 e 10 de novembro de 2023, respectivamente, e já contabiliza avanços significativos em infraestrutura e operação, voltados para melhorar a experiência dos passageiros e aumentar a eficiência dos serviços.

Em Ponta Porã, a concessionária promoveu reformas no terminal, incluindo nova pintura, modernização do sistema elétrico e ampliação dos serviços para passageiros, como instalação de totens com tomadas e painéis informativos. A área de embarque ganhou uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, aumentando a acessibilidade. As torres de iluminação e a sinalização horizontal também foram revitalizadas, e uma nova viatura foi adquirida para operações no aeródromo.

No Aeroporto de Corumbá, a Aena investiu em melhorias nas salas de embarque e desembarque, que receberam novos sistemas de climatização e pintura. Na área operacional, foram realizados reforços na sinalização das pistas e pátio de aeronaves, além da aquisição de uma viatura para aprimorar as operações e segurança no local.

Início das obras de modernização

As obras de modernização dos dois aeroportos, previstas no edital de concessão, devem ser concluídas até junho de 2026. A Aena já finaliza o processo de contratação da construtora responsável, e a execução dos trabalhos está programada para os próximos meses.

O plano para o Aeroporto de Ponta Porã inclui a expansão do terminal de passageiros, triplicando a área dos atuais 800 m² para 2.600 m². Haverá também a instalação de áreas de segurança nas extremidades da pista e três novas posições de estacionamento para aeronaves tipo C.

Em Corumbá, o terminal de passageiros terá um aumento de 50% na área, passando de 1.950 m² para 2.850 m². Além disso, serão instaladas áreas de segurança ao final da pista, uma delas equipada com o sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão), que melhora a segurança para pousos. O pátio de aeronaves também será ampliado, aumentando as posições de estacionamento tanto para aviação comercial quanto geral.

Com as obras, a Aena Brasil pretende transformar os terminais em espaços mais seguros e confortáveis, além de promover a sustentabilidade operacional nos dois aeroportos.

Comentários