Pantanal MS
28 de Abril / 2024

A COVID poderá se tornar um grande problema para as cidades "carnavalescas" do Estado, devido ao aumento de casos nessa época do ano. | Créditos: Freepik

  • Publicado em: 06 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Fábio Marchi / Santa Casa de Corumbá

Corumbá - A suspeita entre os munícipes da Capital do Pantanal sobre o aumento de casos de Covid na região ganhou força ontem (05) após um comunicado interno da Santa Casa de Corumbá, o único hospital público da região: o documento da instituição diz, claramente, que devido ao aumento dos casos e SRAG (Covid-19) no município, o uso de máscara será obrigatório no ambiente hospitalar, seja para os colaboradores, seja para os acompanhantes e pacientes.

A recomendação vem do médico infectologista Daniel Abrahão e segundo o documento, os colaboradores da instituição que descumprirem a normativa, poderão ser advertidos.

Normativa da Santa Casa de Corumbá de ontem (05) sobre a volta do uso de máscaras dentro da unidade hospitalar. | Créditos: Divulgação / Santa Casa de Corumbá

Santa Casa de Corumbá é o único hospital público da região. | Créditos: Fábio Marchi / MS Diário

A VOLTA DO FANTASMA DA COVID

O uso obrigatório de máscaras contra Covid-19 foi suspenso no município de Corumbá desde 23 de Agosto de 2022, passando a ser facultativo. A obrigatoriedade do uso de máscaras dentro de uma unidade hospitalar acende um sinal de alerta para a população corumbaense e ladarense, que enfrentarão um período de Carnaval pela frente - o que reforçaria também as recomendações de manter distanciamento social e fazer a periódica higienização das mãos com álcool em gel.

CANCELAMENTO DO CARNAVAL?

Em Goiás, a Prefeitura de Guapó cancelou o carnaval de Guapó, que estava programado para ocorrer de 10 a 13 de fevereiro. A decisão foi tomada após a divulgação de uma nota técnica pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, apresentada ao Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COE), que aponta aumento no número de casos positivos de Covid-19 no município, que contabilizaram 54 casos em janeiro.

SOBRE A COVID-19

A Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, pode apresentar uma variedade de sintomas que variam em gravidade de leves a graves. Os sintomas mais comuns incluem febre, tosse seca e cansaço. Outros sintomas frequentemente relatados são dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, perda de olfato e paladar, congestão nasal, dor no peito e falta de ar. Além disso, algumas pessoas podem experimentar sintomas gastrointestinais como náusea, vômito ou diarreia. Em casos mais graves, a infecção pode levar à pneumonia, dificuldade respiratória aguda, falência de órgãos e até mesmo à morte. É importante estar ciente desses sintomas e procurar assistência médica se apresentar sinais de infecção por Covid-19, especialmente se tiver sido exposto ao vírus ou se estiver em uma área com transmissão comunitária ativa.

Novos casos de COVID-19 em Corumbá em Janeiro de 2024. | Créditos: SUS / Ministério da Saúde

Novos casos de COVID-19 em Ladário em Janeiro de 2024. | Créditos: SUS / Ministério da Saúde

Comentários