Pantanal MS
03 de Abril / 2025

A medida é temporária e preventiva, segundo a agência, com o objetivo de proteger a saúde da população. | Créditos: Agencia Brasil

  • Publicado em: 28 de Março, 2025 | Fonte: redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (27) uma resolução que determina a suspensão, por 90 dias, de todos os lotes do creme dental Colgate Total Clean Mint. O produto, que substitui a linha Total 12 da marca, está sendo investigado após o registro de reações adversas em consumidores. A medida é temporária e preventiva, segundo a agência, com o objetivo de proteger a saúde da população.

Durante o período de suspensão, a Anvisa orienta que o produto não deve ser comercializado, exposto ou utilizado. Apesar disso, ainda não há determinação de recolhimento dos lotes, mas os itens devem ser mantidos separados até o fim das investigações.

Entre os efeitos adversos relatados, estão:

Lesões bucais

Sensações dolorosas

Sensação de queimação ou ardência

Inflamação gengival

Edema (inchaço) nos lábios

De acordo com a Anvisa, esses sintomas têm causado impacto significativo na qualidade de vida dos consumidores, levando a custos médicos, afastamento do trabalho, dificuldades para se alimentar e se comunicar, além de sofrimento emocional.

Possível causa

Uma das hipóteses em análise é a inclusão do fluoreto de estanho na nova formulação. Essa substância tem ação antibacteriana e vem sendo usada como alternativa ao tradicional fluoreto de sódio. No entanto, especialistas alertam que a sensibilidade pode estar relacionada a outros componentes, como flavorizantes e detergentes usados em cremes dentais.

Segundo o cirurgião-dentista Jaime Aparecido Cury, da Unicamp, embora as reações possam ocorrer, o íon fluoreto em si não é o vilão, já que está presente nas duas formulações. “Tem havido relato de reações bucais com sensibilidade, mas elas tendem a cessar com a suspensão do uso do produto”, explicou.

Orientações ao consumidor

A Anvisa recomenda atenção à identificação do produto. Caso o consumidor tenha a embalagem secundária (caixinha de cartolina), deve procurar o número de processo na Anvisa: 25351.159395/2024-82. Já quem possui apenas a bisnaga deve verificar se há “fluoreto estanoso” na composição.

Consumidores que apresentarem qualquer reação adversa devem notificar imediatamente a Anvisa por meio das plataformas Limesurvey ou e-Notivisa.

Colgate e Procon

Procurada pela Agência Brasil, a Colgate-Palmolive ainda não se manifestou oficialmente até a conclusão desta reportagem. A empresa também não publicou esclarecimentos em suas redes sociais.

Em São Paulo, o Procon-SP notificou a Colgate e exige esclarecimentos sobre os lotes suspensos, formas de identificação dos produtos afetados e as providências adotadas pela empresa. A expectativa é que a empresa se pronuncie nos próximos dias.

Comentários