Até o momento, 100.339 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no estado. | Créditos: Agencia de Noticias de MS
Publicado em: 24 de Outubro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida
O estado de Mato Grosso do Sul contabilizou 19.180 casos prováveis de Dengue, com 15.927 confirmações, em 2024, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira, 22 de outubro. O boletim, referente à 42ª semana epidemiológica, também apontou que 30 mortes foram confirmadas em decorrência da doença, enquanto outras 17 seguem em investigação.
Nos últimos 14 dias, municípios como Inocência, Itaquiraí, Água Clara, Aquidauana, Itaporã e Campo Grande apresentaram baixa incidência de novos casos confirmados. As mortes ocorreram em cidades como Maracaju, Dourados, Bonito, Campo Grande, e outras. Dentre as vítimas, 15 possuíam comorbidades, o que agravou o quadro clínico.
Vacinação em andamento
Até o momento, 100.339 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no estado. Mato Grosso do Sul recebeu um total de 173.140 doses do imunizante, e o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses. A vacinação é indicada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo que concentra a maior parte das hospitalizações por dengue.
Situação da Chikungunya
O boletim também reportou 3.160 casos prováveis de Chikungunya, com 898 confirmados, mas nenhum óbito registrado até agora. A SES reforça que a população deve evitar a automedicação e, ao apresentar sintomas de dengue ou Chikungunya, buscar atendimento em uma unidade de saúde.
Comentários