Pantanal MS
28 de Abril / 2024

Evo Morales não poderá se candidatar à Presidência da Bolívia em 2025. | Créditos: BBC/ED

  • Publicado em: 30 de Dezembro, 2023 | Fonte: Redação

O Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia (TCP) tomou uma decisão significativa ao inabilitar Evo Morales como candidato à Presidência em 2025. Essa medida foi tomada após a anulação da figura da reeleição indefinida, que anteriormente permitiu ao líder indígena concorrer novamente em 2019.

A decisão, detalhada em um documento de 82 páginas publicado no site do tribunal neste sábado, destaca que a restrição à reeleição indefinida é uma medida eficaz para evitar a perpetuação no poder. 

Essa reviravolta contrasta com a decisão anterior de 2017, quando o mesmo tribunal considerou a reeleição como um "direito humano".

Morales, por sua vez, classificou a nova decisão como "política" e alegou que reflete a cumplicidade de alguns magistrados com um suposto plano obscuro do governo, ordenado pelo imperialismo e conspirado pela direita boliviana.

A determinação da alta corte estabelece que o presidente e o vice-presidente não podem exercer o mandato por mais de duas vezes, de forma contínua ou descontínua. Diante desse cenário, Evo Morales expressou seu desejo de concorrer nas eleições presidenciais de 2025, em meio a confrontos verbais com Luis Arce, atual presidente e ex-aliado político.

Comentários