Pantanal MS
28 de Abril / 2024

O crescimento reflete a agenda intensa de eventos turísticos, alguns de alcance internacional. | Créditos: bonitoway

  • Publicado em: 12 de Janeiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O aumento significativo no número de turistas em Bonito, impulsionado pela realização de eventos e congressos, é evidenciado pelos dados divulgados nesta quinta-feira (11). No ano passado, registrou-se um crescimento de 11,74%, atingindo um novo recorde com a visita de 313.316 turistas. Destacam-se os visitantes provenientes de São Paulo e do Paraguai.

O recorde anterior, estabelecido em 2022 com 280,3 mil turistas, foi superado, conforme indicado pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB). O monitoramento abrange mais de 40 atrativos no município, que se destaca como o principal ponto turístico de Mato Grosso do Sul.

Bonito, conhecida como a Capital do Ecoturismo, não apenas superou as estatísticas anteriores em termos de visitações, com 909.605 vouchers comercializados em 2023, mas também apresentou um crescimento notável em diversos atrativos, liderados por balneários e flutuações, entre as 11 modalidades monitoradas.

Em dezembro, a cidade recebeu 28.962 turistas, totalizando 97.748 visitações. A taxa de ocupação hoteleira atingiu 63%, superando a média anual de 60%.

A pesquisa conduzida pelo OTEB, em colaboração com a Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Sebrae e prefeitura de Bonito, revela um aumento de 11,74% no fluxo turístico, com destaque para São Paulo e Paraguai como emissores nacionais e internacionais.

A coordenadora do OTEB, Janaina Mainchein, destaca o papel fundamental de eventos turísticos e estratégias digitais, como a promoção em diversas plataformas, para impulsionar o setor. A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori, prevê um crescimento contínuo em 2024, impulsionado por eventos, melhorias em infraestrutura e roteiros integrados com o Pantanal e Parque Nacional da Bodoquena.

O boletim do OTEB revela que os balneários foram os atrativos mais visitados em dezembro, totalizando 49.203 visitações, seguidos pela flutuação com 16.704 visitantes. O sucesso do turismo em Bonito é corroborado pela busca constante por experiências naturais e culturais únicas oferecidas pela região.

Comentários