Pantanal MS
29 de Abril / 2024

Mato Grosso do Sul inicia a semana com previsão de tempo ensolarado e variação de nebulosidade. | Créditos: reprodução/MSDiário

  • Publicado em: 05 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Mato Grosso do Sul inicia a semana com previsão de tempo ensolarado e variação de nebulosidade, mas, devido à combinação de calor e umidade, são aguardadas pancadas de chuvas típicas do verão.

"Onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade ou bairro vizinho, não passa de aumento de nebulosidade", explica a meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), vinculado à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Valesca Fernandes.

Pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. "Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao aquecimento diurno e à disponibilidade de umidade", acrescenta Fernandes.

Entre esta segunda-feira (5) e quinta-feira (8), as chuvas com maior probabilidade estão previstas nas regiões Centro, Norte, Bolsão e Pantaneira. Enquanto isso, as regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado enfrentarão altas temperaturas, podendo atingir os 38°C, com baixos valores de umidade relativa do ar entre 20% a 45%, devido à atuação de uma circulação anticiclônica. Mesmo assim, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades isoladas.

Nas regiões Sul e Leste, são esperadas temperaturas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas de até 38°C. Para as regiões Norte, Bolsão e Pantaneira, as mínimas devem ser entre 21°C e 24°C, com máxima de até 34°C. Já na região Sudoeste, as mínimas ficam entre 25°C e 26°C, com máxima de até 38°C.

Em Campo Grande, as temperaturas mínimas esperadas estão entre 21°C e 22°C, com máximas de até 32°C. Os ventos atuam entre o quadrante Norte e Leste, com valores entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas acima de 50 km/h em alguns pontos.

Comentários