A previsão indica tempo instável, com chuva forte e risco de transtornos em várias regiões do país. | Créditos: reprodução/MSDIARIO
Publicado em: 21 de Janeiro, 2026 | Fonte: Redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste nesta quarta-feira (21). Apenas a Região Sul não está incluída nos avisos meteorológicos.
Segundo o órgão, a instabilidade é provocada pelo deslocamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de nuvens carregadas e volumes elevados de chuva ao longo do dia e nos próximos dias.
Os alertas de maior gravidade abrangem Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, centro-oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e parte do Amazonas. Nessas áreas, os acumulados podem alcançar 50 milímetros por dia, com previsão de persistência do fenômeno até o próximo domingo.
Para esta quarta-feira, o Inmet destaca que regiões do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e o entorno de Rio Verde, em Goiás, podem registrar volumes ainda mais expressivos, com chuvas próximas de 100 milímetros em 24 horas. Esse cenário aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios.
O instituto também prevê acumulados acima de 50 milímetros em uma faixa que se estende do Rio Grande do Norte até São Luís, além do Amapá.
Previsão de temperaturas nas capitais
As temperaturas máximas previstas para esta quarta-feira são:
- Aracaju: 31°C
- Belém: 33°C
- Belo Horizonte: 22°C
- Boa Vista: 35°C
- Brasília: 25°C
- Campo Grande: 32°C
- Cuiabá: 31°C
- Curitiba: 24°C
- Florianópolis: 28°C
- Fortaleza: 30°C
- Goiânia: 27°C
- João Pessoa: 31°C
- Macapá: 31°C
- Maceió: 32°C
- Manaus: 32°C
- Natal: 31°C
- Palmas: 30°C
- Porto Alegre: 29°C
- Porto Velho: 30°C
- Recife: 31°C
- Rio Branco: 29°C
- Rio de Janeiro: 25°C
- Salvador: 31°C
- São Luís: 30°C
- São Paulo: 22°C
- Teresina: 33°C
- Vitória: 23°C
O Inmet orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e adotar medidas preventivas em áreas de risco.








Comentários