Pantanal MS
28 de Abril / 2024

Centro de Corumbá-MS. | Créditos: MSDiário

  • Publicado em: 02 de Janeiro, 2024 | Fonte: Cemtec

O ano começou com chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, e a previsão é de que o tempo instável persista nos próximos dias. Na manhã desta terça-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade válido para 41 cidades do estado.

O alerta aponta para a possibilidade de chuvas intensas, variando entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia. Além disso, há previsão de rajadas de vento entre 40-60 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em Campo Grande, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) destaca que essa situação é típica de verão, com calor e umidade, o que pode resultar em chuvas em locais específicos.

Em cidades como Três Lagoas, a temperatura máxima pode alcançar 34ºC, enquanto em Ponta Porã a mínima pode ser de 19ºC. Na capital, os termômetros devem oscilar entre 21ºC e 31ºC ao longo do dia.

A Defesa Civil recomenda precauções, como não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento devido ao risco de descargas elétricas, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurradas, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos eletrônicos da tomada.

A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedesc) envia alertas por SMS (cadastre-se no número 40199), informando sobre o risco de cortes de energia, queda de árvores e danos em plantações. Para mais informações, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis.

Em caso de queda de energia, a Energisa sugere procurar atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e pelo aplicativo Energisa On.

Comentários