Pantanal MS
20 de Maio / 2024

O edital do Enem 2024 foi divulgado no dia 13 de maio. | Créditos: Governo Federal

  • Publicado em: 15 de Maio, 2024 | Fonte: Ana Santos

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 terão início no dia 27 de maio e se estenderão até 7 de junho. Os interessados deverão se inscrever através da página do participante, com uma taxa de R$85, mantendo o mesmo valor das últimas edições. O pagamento da taxa pode ser efetuado até o dia 12 de junho, por meio de Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, além do tradicional boleto bancário.

O edital do Enem 2024 foi divulgado no dia 13 de maio, apresentando as principais orientações, o cronograma completo e as regras das provas. Este ano, o exame será realizado em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. Espera-se a participação de milhões de estudantes em todo o país, buscando a oportunidade de ingressar em cursos de graduação. Na última edição, aproximadamente 3,9 milhões de candidatos se inscreveram, com uma média de participação de 2,7 milhões nas provas.

Em fevereiro e março deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conduziu uma pesquisa sobre a participação no Enem 2023. Os inscritos responderam questões que abordavam desde o processo de preparação para as provas até a logística no dia do exame.

A inscrição para o Enem 2024 requer cadastro na conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. Com os dados de acesso dessa conta, os estudantes poderão iniciar a inscrição, fornecendo informações pessoais, escolhendo a cidade de realização da prova, indicando a língua estrangeira desejada e solicitando eventuais atendimentos especiais para o dia do exame.

Confira abaixo as datas-chave do Enem 2024:

  • Inscrições: 27/05 a 07/06
  • Provas: 03 e 10/11
  • Gabaritos: 20/11
  • Resultado: 13/01/2025

As provas do Enem 2024 serão compostas por 180 questões objetivas e uma redação, distribuídas em dois dias consecutivos. No primeiro dia, 3 de novembro, os candidatos realizarão a redação, além das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, 10 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O Enem é uma avaliação anual aplicada pelo Inep a milhões de estudantes brasileiros e é amplamente reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. A inscrição é realizada exclusivamente pela internet, na página do participante, sendo gratuita para estudantes do terceiro ano do ensino médio e para aqueles que possuem direito à isenção da taxa de inscrição.

Comentários