Pantanal MS
04 de Fevereiro / 2025

Governador Eduardo Riedel. | Créditos: CGNEWS

  • Publicado em: 16 de Janeiro, 2025 | Fonte: redação

Com uma dívida de R$ 9 bilhões, Mato Grosso do Sul analisa as novas possibilidades de renegociação abertas pela União, após a sanção de uma lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última terça-feira (14). A legislação estabelece regras mais flexíveis para que estados possam renegociar débitos bilionários com o governo federal.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) elogiou a iniciativa, destacando que o momento representa uma oportunidade para ajustar as finanças estaduais. “É o início de uma conversa. Acho que o governo federal abriu uma janela extremamente importante. Diferentes modalidades de negociação estão sendo analisadas pela nossa equipe”, afirmou.

Dívida e impacto nas finanças estaduais

A dívida de Mato Grosso do Sul é herança da criação do Estado e atualmente corresponde a 48% da receita corrente líquida, um percentual considerado administrável, segundo Riedel. “Hoje, ela é considerada bem tranquila. Vamos entender bem as propostas do governo federal para identificar onde o Estado se encaixa. Esse processo deve se desenvolver ao longo de 2025”, explicou o governador.

Entre as modalidades em análise estão alternativas que envolvem empresas públicas e o patrimônio estadual, com potencial para reduzir o impacto financeiro nos cofres públicos.

Mato Grosso do Sul agora se prepara para detalhar as possibilidades de renegociação e explorar caminhos que possam aliviar as contas públicas, garantindo equilíbrio fiscal e continuidade de investimentos em áreas prioritárias.

Comentários