Pantanal MS
28 de Abril / 2024

Hospital Regional de Mato Grosso do Su | Créditos: SES-MS

  • Publicado em: 15 de Janeiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

A partir desta segunda-feira (15), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) adotou medidas preventivas em meio a um possível surto de COVID-19 e desafios no estoque de álcool 70%. A instituição suspendeu, temporariamente, cirurgias eletivas, procedimentos considerados de menor urgência, e restringiu visitas como parte de sua estratégia para reorganizar recursos e garantir a segurança de pacientes e equipe médica.

A administração do HRMS não explicitou a relação direta das medidas com a COVID-19, mas destacou práticas implementadas durante a pandemia, como a limitação de um visitante por paciente e a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro das instalações hospitalares.

A escassez de álcool 70% também foi abordada, com relatos de que o hospital, há uma semana, tem recorrido à clorexidina 0,5% como substituto, mantendo a eficácia na limpeza dos setores. A utilização da clorexidina é supervisionada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Em resposta às preocupações sobre o baixo estoque de álcool, o HRMS esclareceu que adotou o uso racional do insumo, buscando garantir a segurança dos pacientes. A aquisição iminente de álcool 70% está em fase final, de acordo com a instituição.

A clorexidina, antisséptico químico, está sendo utilizada de forma estratégica, conforme recomendações da indústria, mantendo a segurança e eficácia nas práticas de higiene. A substância atua contra fungos e bactérias, sendo atóxica e não poluente.

O presidente do Sintess-MS, Ricardo Bueno, expressou preocupação com a falta de concursos, sugerindo que a escassez de funcionários pode ser a motivação por trás das medidas adotadas pelo HRMS. O último concurso relevante ocorreu em maio de 2023, com 279 vagas para diversos cargos.

Comentários