Pantanal MS
30 de Abril / 2024

As declarações foram feitas pelos ministros dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e das Mulheres, Cida Gonçalves. | Créditos: Ilustrativo/MSDiario

  • Publicado em: 25 de Dezembro, 2023 | Fonte: Redação

No sábado (23), ministros do Governo Federal expressaram apoio à regulação das redes sociais como medida para combater a disseminação de notícias falsas, em resposta à morte da jovem Jéssica Canedo, de 22 anos. As declarações foram feitas pelos ministros dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e das Mulheres, Cida Gonçalves.

Jéssica, residente em Araguari (MG), foi encontrada morta na sexta-feira (23) após se tornar alvo de ataques virtuais nas redes sociais. A polêmica teve início quando o perfil de notícias de celebridades "Choquei" divulgou que a jovem estaria envolvida romanticamente com o humorista Whindersson Nunes. Apesar de ambos negarem o relacionamento, a desinformação persistiu nas plataformas digitais. A família informou que Jéssica sofria de depressão.

O ministro Silvio Almeida destacou a regulação das redes sociais como um "imperativo civilizatório" diante da irresponsabilidade das empresas em face de conteúdos prejudiciais. Ele ressaltou que essa negligência tem impactado negativamente famílias e a vida social.

A ministra Cida Gonçalves responsabilizou a "irresponsabilidade" de perfis que lucram com a misoginia e a disseminação de mentiras pela morte de Jéssica. Ela expressou indignação com a persistência da desinformação nas plataformas mesmo após apelos da própria vítima e de sua mãe.

Em nota, o perfil "Choquei" afirmou não ter cometido "qualquer irregularidade" na divulgação das informações e que as postagens foram feitas com base nos "dados disponíveis no momento". A assessoria jurídica do perfil declarou que não há responsabilidade a ser imputada, pois a atuação foi pautada na boa-fé e no cumprimento regular das atividades propostas.

Comentários