Pantanal MS
29 de Abril / 2024

A prática de fraudes nas ligações de redes de água é considerada crime pela legislação brasileira, tipificada como furto. | Créditos: Divulgação

  • Publicado em: 15 de Abril, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Uma parceria estratégica entre a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) está prestes a ser lançada para enfrentar as fraudes em ligações de rede de água no estado. Com início programado para maio, a operação terá como ponto de partida a cidade de Corumbá, que apresenta o maior índice de perdas de água em Mato Grosso do Sul.

Considerada a principal fonte de desperdício nos sistemas de abastecimento, as ligações clandestinas, conhecidas popularmente como 'gatos', permitem que alguns consumidores tenham acesso à água sem a devida cobrança legal. O índice de perdas na região de Corumbá, devido a essas práticas, chega a alarmantes 72%, conforme relata o gerente da unidade regional, Marcos Martins.

Atento às exigências da Lei do Marco Regulatório do Saneamento, que impõe penalidades aos municípios que não reduzirem suas perdas, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, buscou apoio institucional da Sejusp para envolver a atuação da Polícia Civil na operação a ser deflagrada nas 68 cidades atendidas pela empresa.

"A Sanesul identificou que a maioria das nossas perdas são oriundas de fraudes. Por isso, montamos um programa com equipes exclusivas de combate a fraudes", reforça o gerente da unidade regional.

A prática de fraudes nas ligações de redes de água é considerada crime pela legislação brasileira, tipificada como furto. Para coordenar as ações conjuntas com a Polícia Civil, foi necessário alinhar ações e registros de ocorrência. A articulação entre Sanesul, Secretaria de Segurança e polícia civil de Corumbá possibilitou essa cooperação no combate a esse tipo de crime.

Como parte da operação, estão previstos treinamentos e uma série de atividades para detalhar a abordagem nas residências onde forem identificadas fraudes, além de outros elementos importantes para a atuação conjunta do poder público.

Renato Marcílio destaca que a iniciativa visa reduzir significativamente as perdas de água decorrentes de fraudes nas ligações, garantindo um serviço mais eficiente e justo para toda a população do estado de Mato Grosso do Sul.

As fraudes em ligações de água implicam não apenas em penalidades, mas também afetam o funcionamento do sistema de abastecimento, resultando em vazamentos, perda de pressão na rede, falta d’água, infiltrações e contaminação da rede pública. Além disso, contribuem para o aumento dos custos de tratamento e distribuição, refletindo diretamente na cobrança ao consumidor.

Comentários