A Farmácia Municipal disponibiliza à população uma variedade de medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, antimicrobianos, vitaminas, anti-hipertensivos, entre outros. | Créditos: Divulgação/PML
Publicado em: 26 de Janeiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando o estoque de medicamentos, insumos e componentes essenciais. Essa iniciativa abrange a aquisição de diversos medicamentos com recursos provenientes da União, do Estado e também com recursos próprios do município.
A Farmácia Municipal disponibiliza à população uma variedade de medicamentos, incluindo anti-inflamatórios, antimicrobianos, vitaminas, anti-hipertensivos, entre outros. Além disso, os usuários de medicações psicotrópicas (controladas) têm acesso aos seus medicamentos por meio desse serviço.
A maioria dos medicamentos fornecidos pela Secretaria de Saúde está listada na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), composta por medicamentos financiados pelo SUS e indicados para diversas patologias, como dor, infecções, diabetes e hipertensão.
Josiane Braga, secretária de Saúde, destaca que "a assistência farmacêutica é parte integrante da Política de Saúde e desempenha um papel fundamental no acesso regular da população a medicamentos. O trabalho realizado pela equipe da farmácia é crucial para a Política Pública de Saúde, fornecendo não apenas os medicamentos, mas também informações essenciais sobre cada um deles, promovendo o uso adequado na prevenção de doenças e promoção da saúde".
A Farmácia Municipal atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), aqueles acompanhados nas Unidades de Saúde do município, bem como pacientes encaminhados por especialistas referenciados. Com receituário médico e cartão do SUS em mãos, os usuários podem dirigir-se à unidade para solicitar os medicamentos necessários.
Comentários