Pantanal MS
25 de Novembro / 2024

Presidente Lula. (Marcelo Camargo, Agência Brasil)

  • Publicado em: 31 de Julho, 2024 | Fonte: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará o Pantanal em Corumbá nesta quarta-feira (31) para sancionar a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, acompanhado de ministros e do governador Eduardo Riedel (PSDB). A visita inclui um sobrevoo nas áreas devastadas pelos incêndios florestais, que já consumiram mais de 607 mil hectares do bioma pantaneiro este ano.

Agenda da Visita

07h30 – Partida de Brasília
08h00 – Chegada em Corumbá/MS
08h30 – Sobrevoo sobre áreas de combate a incêndios (helicóptero FFAA)
09h00 – Deslocamento para a base do Ibama/Prevfogo
10h00 – Coletiva de imprensa:

  • Fala do Governador
  • Fala dos Ministros
  • Sanção da Lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
  • Fala do Presidente
  • Perguntas da imprensa
    11h00 – Deslocamento aéreo para aeroporto em Corumbá
    11h30 – Apresentação das aeronaves de combate aos incêndios (Os Aircraft do ICMBio e o KC-390 da Força Aérea Brasileira)
    12h00 – Partida para Brasília

Missão Incêndios no Pantanal

A visita de Lula faz parte da ‘Missão Incêndios no Pantanal’. Além do presidente, a comitiva inclui ministros, governadores de MS e MT, Eduardo Riedel (PSDB) e Mauro Mendes (União Brasil), e parlamentares. Durante a visita, o Governo Federal dialogará com famílias diretamente afetadas pelos incêndios e apresentará aeronaves de combate ao fogo.

A sanção do Projeto de Lei nº 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, é um dos destaques da agenda. Além disso, Lula firmará um pacto interfederativo para o combate aos incêndios no Pantanal, com a participação dos governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Participantes Confirmados

  • Deputados Federais: Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Rosa Neide (PT-MT)
  • Senadores: Tereza Cristina (PP), Nelsinho Trad (PSD), Leila Barros (PDT-DF), Fabiano Contarato (PT-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO)
  • Ministros: Marina Silva (MMA), Simone Tebet (MPO), Cida Gonçalves (MM), Rui Costa (CC), Waldez Góez (MIDR), Ricardo Lewandowski (MJSP), José Múcio (MD), Alexandre Padilha (SRI/PR), Laércio Delgado (SECOM/PR), Carlos Fávaro (MAPA), Nísia Trindade (MS), Wellington Dias (MDS), Paulo Teixeira (MDA)

A comitiva presidencial não passará por Campo Grande, concentrando as atividades diretamente em Corumbá para a efetiva atuação no combate e manejo do fogo no Pantanal.

Comentários