Centro de Corumbá-MS. | Créditos: MSDiário
Publicado em: 23 de Abril, 2024 | Fonte: Ana Santos
Após um período de frio e chuvas, os sul-mato-grossenses se preparam para enfrentar uma onda de calor que elevará as temperaturas até 5°C acima da média. Prevista para durar até 2 de maio, essa condição climática desértica contrasta com a expectativa de temperaturas amenas para o mês de abril.
De acordo com o ClimaTempo, a onda de calor é resultado de uma área de alta pressão na média atmosfera, que funciona como um bloqueio atmosférico. Essa situação favorece a permanência do ar seco e quente, impulsionando o aumento das temperaturas.
Nos próximos dias, essa área de alta pressão deve se fortalecer sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, deslocando-se gradualmente para o leste e sudoeste do país. Esse padrão estacionário dificulta a chegada de frentes frias, mantendo o ar seco e intensificando o calor.
Com a inibição da formação de nuvens, espera-se um aumento significativo das temperaturas, superando os 35°C em algumas regiões. Apesar da redução em relação às médias anteriores, as ondas de calor desafiam a tendência de temperaturas mais amenas típicas do outono.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana com pouca ou nenhuma chuva em Campo Grande, com temperaturas máximas variando entre 33°C e 37°C, atingindo o pico de calor no sábado (27).
Comentários