Pantanal MS
27 de Abril / 2024

esmo recebendo um valor pactuado, os leitos psiquiátricos não estão devidamente estruturados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o que impossibilita o recebimento do financiamento específico previsto pela legislação. | Créditos: Divulgação/arquivo/PMC

  • Publicado em: 29 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

A Santa Casa de Corumbá, único hospital público gratuito na região, anunciou o fechamento do seu Setor Psiquiátrico devido à falta de equipe técnica especializada e infraestrutura adequada. Em nota oficial, a Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá - Santa Casa, confirmou que o setor, responsável pelo atendimento de pacientes psiquiátricos, encerrará suas atividades.

Segundo a instituição, a falta de estrutura e a dificuldade financeira, agravada pela extensa dívida financeira, inviabilizam o funcionamento pleno do setor. Mesmo recebendo um valor pactuado, os leitos psiquiátricos não estão devidamente estruturados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o que impossibilita o recebimento do financiamento específico previsto pela legislação.

A partir de agora, pacientes psiquiátricos que derem entrada no Pronto Socorro Municipal serão estabilizados e liberados para tratamento externo. Em conformidade com a política de saúde mental em Mato Grosso do Sul, pacientes em Corumbá têm acesso a serviços ambulatoriais em três modalidades de CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), habilitados pelo Ministério da Saúde.

Essa mudança reforça a necessidade de uma revisão na política de saúde mental na região, visando garantir o acesso adequado e o tratamento eficaz para pacientes com transtornos psiquiátricos.

Comentários