Pantanal MS
28 de Abril / 2024
  • Publicado em: 19 de Janeiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

O calor intenso e a umidade elevada predominam sobre o Brasil, formando as condições propícias para o desenvolvimento de nuvens carregadas, desencadeando chuvas intensas, raios, ventos fortes e, por vezes, granizo em diversas áreas do país.

Região Sul: Previsão de Instabilidade

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai contribui para a formação de nuvens carregadas na Região Sul. No Rio Grande do Sul, são esperados períodos de sol com pancadas de chuva, especialmente no extremo norte, abrangendo serra e planalto. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo tende a ficar mais instável, com pancadas de chuva frequentes e risco de temporais, incluindo as áreas metropolitanas de Florianópolis e Curitiba.

Região Sudeste: Calor Intenso e Risco de Tempestades

O Sudeste permanece sob influência de ar quente e úmido, propício para a formação de nuvens carregadas. Uma baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo origina uma frente fria, avançando para o Rio de Janeiro, aumentando o risco de chuvas intensas. O centro-norte do Espírito Santo e as regiões norte e leste de Minas Gerais podem contar com sol forte e ausência de chuva, enquanto outras áreas podem enfrentar chuvas fortes ao longo do dia.

Região Centro-Oeste: Tempo Estável e Calor Intenso

Uma alta pressão atmosférica predomina sobre o Centro-Oeste, resultando em menos nuvens carregadas na região. O calor persiste, com a maioria das áreas apresentando sol e possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. A exceção é o norte de Mato Grosso, onde o ar mais úmido favorece a formação de nuvens, aumentando a chance de chuvas fortes, principalmente à tarde e à noite.

Região Nordeste: Retorno da Umidade e Possibilidade de Chuvas

A umidade se espalha novamente sobre o interior do Nordeste, elevando as condições para chuvas. A Zona de Convergência Intertropical contribui para a ocorrência de chuvas na costa norte do Nordeste. O oeste, sudoeste e extremo sul da Bahia, assim como o interior do Ceará e do Rio Grande do Norte, devem apresentar sol forte sem chuva. Já no Maranhão, Piauí, sertão e Recôncavo Baiano, pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora, com períodos de sol ao longo do dia.

Região Norte: Calor e Possibilidade de Chuvas à Tarde e Noite

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil, aliado às áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical, forma nuvens carregadas na região. Com exceção da região de Boa Vista, todas as áreas da Região Norte podem esperar sol forte durante várias horas, com pancadas de chuva e raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuvas fortes.

Alertas Meteorológicos para 19/01/2024

  • Atenção: Chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Velho, Manaus, Belém, Palmas, Macapá, São Luís, Salvador.
  • Alerta: Temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h em diversas regiões, incluindo oeste de Santa Catarina, sul, sudoeste, centro e leste do Paraná, centro, sul e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, noroeste/norte de Mato Grosso, sul e sudoeste do Pará, centro, leste e norte de Rondônia, norte do Amapá e sudeste do Amazonas, além do Recôncavo Baiano.
  • Atenção: Chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h em diversas regiões, incluindo norte do Rio Grande do Sul, centro, sul, leste e norte de Santa Catarina, centro, norte, oeste e noroeste do Paraná, sul e centro-leste de São Paulo, centro e norte do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul capixaba, centro-leste e nordeste de Mato Grosso, Maranhão, sul do Piauí, Tocantins, centro, leste e litoral do Pará, centro, sul e oeste do Amapá, Amazonas, oeste e sul de Rondônia, e centro-sul de Roraima.
  • Atenção: Chuva moderada no litoral gaúcho e na Grande Porto Alegre, e na faixa litorânea entre Aracaju e Natal.

Comentários