Deputado Paulo Duarte (PSB). | Créditos: Divulgação/Alems
Publicado em: 02 de Abril, 2024 | Fonte: Rafael Almeida
Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Paulo Duarte (PSB) apresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde do MS um estudo sobre a viabilidade de flexibilização dos critérios de distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para crianças nascidas prematuras, com idade gestacional de até 35 semanas.
O VSR é um dos principais agentes etiológicos das infecções do trato respiratório inferior entre crianças menores de 2 anos. Atualmente, a vacina contra o VSR utiliza o Palivizumabe como principal agente de combate, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, seguindo os critérios estabelecidos pelo protocolo de uso do fármaco na esfera do SUS.
De acordo com o deputado, a flexibilização dos critérios de uso do Palivizumabe é necessária diante da gravidade das consequências do VSR, que é responsável por um grande número de internações em UTIs pediátricas e Unidades Básicas de Saúde, especialmente durante os períodos de sazonalidade, que ocorre em Mato Grosso do Sul de março a julho.
Paulo Duarte ressaltou ainda que estudos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovam a segurança e eficácia do Palivizumabe em crianças prematuras com até 35 semanas de idade gestacional, e que a ampliação da vacinação poderia contribuir para a redução dos gastos públicos com internações.
A proposta do deputado visa garantir uma maior proteção para as crianças mais vulneráveis, combatendo de forma eficaz a propagação do VSR e evitando um possível aumento descontrolado de casos nos hospitais e postos de saúde do estado.
Comentários