Nossas redes

Eleições

Tucano Eduardo Riedel se elege governador de MS

Candidato do PSDB foi eleito com 808.210 votos em Mato Grosso do Sul

Publicado em

Eduardo Riedel (PSDB), 53, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30). | Créditos: Reprodução / redes sociais

O empresário Eduardo Riedel (PSDB), 53, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30) mesmo com um apoio bastante discreto do presidente Jair Bolsonaro (PL). Estreante na disputa, o político enfrentou o capitão do Exército Renan Barbosa Contar (PRTB), 38. Riedel venceu com 56,9% dos votos válidos, enquanto seu adversário recebeu 43,1%.

Foi para Contar que Bolsonaro pediu votos durante o debate da TV Globo no primeiro turno após ser provocado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil), à época candidata à Presidência. Ela em seguida brincou que Contar ficava "lhe devendo uma".

A declaração estremeceu a aliança com o PP, base do governo e que apoiava oficialmente o tucano, principalmente na figura da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP). Eleita senadora no último dia 2, ela ajudou a montar o programa de governo de Riedel e foi sua principal fiadora. Além disso, o PP indicou o vice da chapa, o deputado estadual Barbosinha.

Bolsonaro depois foi a público para dizer que ia se manter neutro na disputa estadual. No dia 2, Contar teve 384.275 votos (26,71% do total), enquanto Riedel conquistou 361.981 eleitores (25,16%). Ao final, o empresário conseguiu reverter a desvantagem e se elegeu.

Ele tinha uma aliança com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT, além da federação entre PSDB e Cidadania. Em sabatina, Riedel afirmou ter um "posicionamento liberal, em absoluto respeito ao desenvolvimento socioambiental". O empresário se disse intolerante com a prostituição infantil e o trabalho escravo, além de ter de conscientizar a população sobre as queimadas na região.

Também se colocou contra as câmeras nos uniformes de policiais militares, contra a legalização da maconha, a favor da privatização da Petrobras e a favor do porte e posse de armas nos territórios rurais. 

Já deu seu like para esta matéria?

Ver matéria completa
Publicidade

As Top da Semana