
O velório do pontífice, que faleceu na segunda-feira aos 88 anos, se estende por três dias. | Créditos: reprodução/internet
Publicado em: 23 de Abril, 2025 | Fonte: Agencia Brasil
Diante do elevado número de fiéis presentes em Roma, o Vaticano informou nesta quarta-feira que poderá estender o horário de visitação ao corpo do Papa Francisco, exposto na Basílica de São Pedro. A princípio, o acesso seria encerrado à meia-noite (horário local) nas noites de quarta e quinta-feira, e às 19h na sexta-feira.
O velório do pontífice, que faleceu na segunda-feira aos 88 anos, se estende por três dias. Desde então, milhares de pessoas têm comparecido à Praça de São Pedro para prestar as últimas homenagens.
Entre os presentes está Maria Pia Caruso, que viajou do norte da Itália para Roma após a notícia da morte do papa. Acompanhada do marido, Roberto Vallone, ela chegou à praça por volta das 7h para garantir um lugar próximo à procissão que conduziu o corpo até a basílica. “Esse papa foi muito importante. Ele promoveu mudanças na Igreja, e esperamos que seu sucessor siga o mesmo caminho”, afirmou.
O funeral está marcado para a manhã de sábado e deve contar com a presença de autoridades internacionais, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A estimativa é que cerca de 200 mil pessoas participem da cerimônia.
Maria Russo, voluntária de um hospital pediátrico em Roma, relembrou um encontro com Francisco durante uma audiência pública no ano passado, ocasião em que presenteou o papa com um nariz de palhaço — símbolo do trabalho humanitário realizado com crianças internadas.
A cerimônia de transferência do corpo ocorreu sob sol forte, acompanhada por cânticos e toques de sino, enquanto a multidão se concentrava na esplanada diante da basílica.
Alguns peregrinos haviam planejado estar em Roma para outro evento: a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano falecido em 2006, considerada a primeira figura da geração do milênio a ser reconhecida como santo. A cerimônia, prevista para o domingo, foi adiada sem nova data.
Sylvia Cantu Stewart, dos Estados Unidos, viajou com esse propósito. “Mudamos nossos planos, mas acreditamos que tudo aconteceu conforme os desígnios de Deus. Estar aqui é uma bênção”, disse.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o primeiro papa oriundo do hemisfério ocidental e o primeiro sul-americano a assumir o papado. Apesar de nunca ter retornado à Argentina após assumir a liderança da Igreja em 2013, muitos de seus conterrâneos foram a Roma para se despedir.
“Nos últimos anos, a relação dele com a Argentina não foi tão próxima”, comentou Sofia Solari, cidadã argentina. “Mesmo assim, minha família o compreende, ainda que muitos lá não estejam satisfeitos com seu distanciamento.”
Comentários