Pantanal MS
21 de Novembro / 2024

Prints de conversas sobre venda de sentenças no TJMS — Foto: Reprodução

  • Publicado em: 24 de Outubro, 2024 | Fonte: redação

A Polícia Federal avança nas investigações que apontam a venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Entre os alvos está o advogado Felix da Cunha, que, em uma troca de mensagens interceptada, mencionou a existência de um suposto "leilão" de decisões judiciais envolvendo desembargadores da Corte. A conversa, datada de 6 de abril de 2021, entre Felix e o servidor do TJMS Danillo Moya Jerônimo, sugere uma disputa financeira entre magistrados para favorecer interessados em processos. "Leilão danado... cada um quer mais que o outro", escreveu o advogado, referindo-se ao julgamento de uma causa.

O site Metrópoles teve acesso à troca de mensagens entre os investigados.

Metrópoles teve acesso à troca de mensagens entre os investigados,

Metrópoles teve acesso à troca de mensagens entre os investigados,

Essa revelação faz parte de uma investigação mais ampla, que já resultou no afastamento de pelo menos cinco magistrados do TJMS, incluindo o presidente da Corte, Sérgio Fernandes Martins. Eles são suspeitos de envolvimento em crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de documentos. O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Osmar Domingues Jeronymo, e seu sobrinho, Danillo Moya Jerônimo, servidor do TJMS, também foram afastados.

A operação expôs um esquema de corrupção no qual escritórios de advocacia pertencentes a filhos de desembargadores atuavam como intermediários, negociando decisões judiciais. Entre os envolvidos estão o desembargador Vladimir Abreu da Silva e seus filhos, Ana Carolina e Marcus Vinícius; o desembargador Alexandre Aguiar Bastos e sua filha, Camila; o desembargador Divoncir Schreiner Maran e seus quatro filhos; e o desembargador Sideni Soncini Pimentel, juntamente com seus filhos, Rodrigo e Renata.

A Polícia Federal segue aprofundando as investigações, e a expectativa é de que mais desdobramentos surjam nos próximos dias. O caso abala a credibilidade do Poder Judiciário no estado e levanta preocupações sobre a integridade do sistema de justiça.

Comentários