Pantanal MS
30 de Outubro / 2024

Chuva acumulada de 03/01 a 07/01/2024 | Créditos: ClimaTempo

  • Publicado em: 31 de Dezembro, 2023 | Fonte: redação/Clima tempo

A costa norte do Brasil se prepara para uma semana agitada com a aproximação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, que influenciará as condições atmosféricas ao longo da região. Esta influência se estenderá desde o Sudeste até o Norte do país, criando um corredor de umidade conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A ZCAS, um importante sistema meteorológico do verão brasileiro, caracteriza-se por uma faixa persistente de nebulosidade que se estende da Amazônia até o oceano Atlântico. Este fenômeno é responsável pelas chuvas em áreas que abrangem o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

A situação atual está associada ao desenvolvimento de um centro de baixa pressão no oceano, principalmente na Região Sudeste, a partir de 2 de janeiro de 2024, e deve persistir ao longo da primeira semana do novo ano.

Posicionando-se mais ao norte, o sistema trará chuvas persistentes para estados como Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Pará, sul do Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e centro-norte de Mato Grosso. No Nordeste, há alerta para o interior da Bahia, com potencial para volumes expressivos nos primeiros dias de janeiro. Municípios mais vulneráveis do norte de Minas e do interior do Espírito Santo também estão em situação crítica, com acumulados significativos desde o último final de semana de 2023.

A Climatempo emite alerta para o risco de transtornos, incluindo deslizamentos, alagamentos e enchentes de rios e córregos, devido ao alto volume de chuva previsto.

Comentários