Pantanal MS
15 de Janeiro / 2025

Mulheres podem se alistar aos 18 anos a partir de 2025. | Créditos: reprodução/internet

  • Publicado em: 11 de Dezembro, 2024 | Fonte: redação

Pela primeira vez na história do Brasil, mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão realizar o alistamento militar voluntário. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Defesa, marcando uma iniciativa pioneira das Forças Armadas para incluir jovens do sexo feminino na convocação anual.

A previsão é de que cerca de 1,5 mil vagas sejam ofertadas em 28 municípios distribuídos por 13 estados e no Distrito Federal. Deste total, 155 vagas serão destinadas à Marinha, 1.010 ao Exército e 300 à Aeronáutica.

Critérios para participação

O alistamento estará aberto de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025 e exige que as candidatas atendam a dois critérios principais:

  • Residir em uma das cidades incluídas no Plano Geral de Convocação;
  • Ter nascido em 2007 e completar 18 anos em 2025.

Além disso, será necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou naturalização, comprovante de residência e um documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

Transformação e inclusão

De acordo com o contra-almirante André Gustavo Guimarães, subchefe de Mobilização da Defesa, a iniciativa representa um avanço significativo na inclusão e na diversificação das Forças Armadas. "Elas terão a oportunidade de integrar e qualificar ainda mais a força de trabalho, vivenciando processos que promovem transformação social e caráter", destacou o oficial.

Como realizar o alistamento

As interessadas poderão realizar o alistamento de forma online, por meio de um portal oficial, ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

Essa mudança foi possível graças às novas regras publicadas em 28 de agosto, que ampliaram o direito ao alistamento voluntário, até então restrito aos homens. A novidade reflete o compromisso do Ministério da Defesa em modernizar as Forças Armadas e abrir espaço para maior diversidade entre os convocados.

Comentários