Pantanal MS
10 de Abril / 2025

Segundo Duarte, a antecipação da seca no bioma pantaneiro em 2024 tem agravado o problema, ampliando os focos de incêndio em proporções alarmantes. | Créditos: Divulgação/Assessoria

  • Publicado em: 11 de Dezembro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Diante do aumento expressivo das queimadas em áreas urbanas e florestais de Corumbá e Ladário, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) apresentou uma indicação solicitando a mobilização de órgãos estaduais para intensificar ações de fiscalização e combate aos incêndios. A proposta foi feita durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Segundo Duarte, a antecipação da seca no bioma pantaneiro em 2024 tem agravado o problema, ampliando os focos de incêndio em proporções alarmantes. 

“Estamos enfrentando uma situação crítica. A seca chegou mais cedo este ano, e os incêndios estão devastando a região de uma forma nunca antes vista”, alertou o parlamentar.

A indicação sugere que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil coordene esforços com diferentes órgãos estaduais para fiscalizar terrenos abandonados e combater os incêndios, especialmente nas áreas urbanas que também têm sido afetadas.

Dados do Programa Queimada, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), reforçam a gravidade do cenário. Em 2024, os focos de incêndio no Pantanal aumentaram 898% em relação à média dos últimos três anos (2021-2023). Nos primeiros cinco meses do ano, o acumulado de focos é o segundo maior em 15 anos, ficando atrás apenas de 2020. Somente em maio, foram registrados 246 focos, em contraste com 33 no mesmo mês do ano anterior.

O parlamentar destacou que o avanço das queimadas exige medidas urgentes para proteger tanto as áreas florestais quanto os espaços urbanos dos municípios afetados. A expectativa é que a mobilização estadual possa mitigar os impactos dessa crise ambiental.

Comentários