Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento. | Créditos: Agência Brasil
Publicado em: 03 de Fevereiro, 2025 | Fonte: redação
A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas também por meio do Pix. A mudança ocorre devido à nova resolução do Banco Central (BC), aprovada em dezembro, que visa modernizar o tradicional boleto de pagamento.
Com a atualização, os boletos poderão conter um código QR para pagamento via Pix, permitindo que o usuário apenas aponte a câmera do celular para concluir a transação. A grande vantagem é a compensação instantânea, eliminando a necessidade de esperar dias para a confirmação do pagamento, como ocorre com o modelo atual.
Boleto dinâmico trará mais segurança
Outra novidade anunciada pelo Banco Central é a criação do boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de dívidas negociadas. No entanto, essa funcionalidade ainda precisa de uma instrução normativa para ser implementada.
O objetivo é aumentar a segurança em pagamentos de dívidas representadas por títulos financeiros, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775/2018. Com essa ferramenta, será possível garantir que os pagamentos sejam destinados ao verdadeiro detentor da dívida, evitando fraudes e erros na destinação dos valores.
Segundo o Banco Central, o boleto dinâmico representa um grande avanço para o sistema financeiro, principalmente para pequenas e médias empresas, que utilizam esses títulos como forma de captação de recursos. O modelo deve entrar em vigor até seis meses após a aprovação dos sistemas digitais de escrituração e registro que darão suporte à ferramenta.
A modernização do boleto bancário segue o avanço da digitalização no setor financeiro, tornando os pagamentos mais ágeis, seguros e eficientes para empresas e consumidores.
Comentários