Pantanal MS
29 de Abril / 2024

Surreal: nem a Polícia Federal, nem a Receita Federal acharam a droga escondida no veículo, durante todo esse tempo. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

  • Publicado em: 26 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Fábio Marchi

Corumbá - A vida não tá fácil pra ninguém, mesmo! Nem para os bolivianos que moram no Brasil! Um boliviano residente na Capital do Pantanal - distante apenas 6km da fronteira Boliviana e que trabalha no ramo de venda de carros adquiridos em leilões e também de peças de desmanche - processo totalmente dentro da legalidade, na legislação brasileira - se surpreendeu quando, no processo de desmantelo de um carro que adquiriu em um leilão da Receita Federal em Campo Grande, viu que o veículo estava recheado de entorpecente.

O caso aconteceu na capital, durante a desmontagem de um veículo modelo Fiat Palio e a droga foi encontrada em dois locais: no painel do carro e dentro do tanque de combustível.

Veículo Fiat Palio para desmanche estava recheado de droga. | Créditos: Divulgação / WhatsApp

Droga foi apreendida pela Polícia Civil de Campo Grande - MS | Créditos: Divulgação / WhatsApp

Ao se depararem com a droga, a equipe da oficina entrou em contato com o DNAR - Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico na Capital, que enviaram dois policiais, que foram ao local e realizaram a apreensão da droga. Após constatado o tipo de entorpecente, foi registrada a quantidade de 20kg de cocaína.

Segundo o dono do veículo adquirido no leilão - que preferiu ficar anônimo - esse é um caso inusitado e que traz grande preocupação para o seu negócio:

“Essa é a primeira vez que acontece comigo, mas tenho um amigo que trabalha no mesmo tipo de negócio e já achou droga em três veículos que comprou em leilão. Eu vendo carros inteiros, já legalizados novamente e também vendo peças. E se por acaso essa droga está em um dos carros inteiros que vendemos e a gente não descobre? Até explicar, a confusão tá formada! Já pensou? A Polícia Federal e a Receita Federal têm que fazer melhor o trabalho dela, quando apreenderem esses veículos de droga, para que inocentes não sejam prejudicados.”

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS DE LEILÃO?

O processo de venda de veículos em leilão no Brasil pode variar dependendo da empresa ou entidade que está conduzindo o leilão, mas geralmente segue um conjunto básico de etapas:

  1.    Aquisição dos veículos: Os veículos que são colocados em leilão podem ser provenientes de diversas fontes, como apreensões policiais, veículos recuperados de financiamento, veículos de seguradoras após sinistros, entre outros.
  2.    Avaliação dos veículos: Antes de serem colocados em leilão, os veículos passam por uma avaliação para determinar seu estado geral, incluindo condições mecânicas, histórico de manutenção, possíveis danos estruturais, entre outros.
  3.    Divulgação do leilão: A empresa ou entidade responsável pelo leilão divulga a lista de veículos que serão leiloados, juntamente com informações relevantes sobre cada veículo, como ano, marca, modelo, quilometragem, condições gerais, etc.
  4.    Pré-visualização dos veículos: Geralmente é permitido que os interessados visitem o local onde os veículos estão armazenados para inspecioná-los pessoalmente antes do leilão. Isso permite que os compradores em potencial avaliem melhor o estado dos veículos.
  5.    Realização do leilão: O leilão em si ocorre conforme agendado, onde os participantes fazem lances nos veículos que desejam adquirir. O veículo é vendido para o maior lance aceito pelo leiloeiro.
  6.    Pagamento e retirada: O comprador vencedor deve pagar pelo veículo no prazo estipulado e fazer os arranjos necessários para retirá-lo do local do leilão. O pagamento geralmente é feito à vista ou com uma entrada e o restante em parcelas, dependendo das políticas do leilão.

Limitações do processo de venda de veículos em leilão no Brasil podem incluir:

  1.    Condição dos veículos: Nem sempre é possível inspecionar completamente um veículo antes do leilão, o que significa que pode haver riscos ocultos ou danos não aparentes.
  2.    Documentação: Alguns veículos em leilão podem ter problemas com a documentação, como pendências de multas, débitos de IPVA, sinistros não regularizados, entre outros.
  3.    Garantias: Os veículos geralmente são vendidos "no estado em que se encontram", o que significa que não há garantias sobre sua condição mecânica ou estrutural. Os compradores assumem o risco de adquirir um veículo com defeitos desconhecidos.
  4.    Competição: Em leilões populares, a competição entre os participantes pode elevar os preços dos veículos, reduzindo a margem para obter um bom negócio.

É importante que os interessados em comprar veículos em leilão estejam cientes dessas limitações e façam uma pesquisa detalhada antes de participar de um leilão.

Comentários