Pantanal MS
29 de Abril / 2024
  • Publicado em: 26 de Fevereiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, agora incluindo crianças de 10 a 14 anos. A medida, estabelecida pela resolução n° 179, publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26), visa imunizar 90% desse público-alvo, com o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos decorrentes da doença.

Em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde para 2024, essa ampliação visa abranger a faixa etária que registra maior incidência de hospitalizações por dengue, considerando que a vacina ainda não foi liberada para idosos pela Anvisa.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Estado já recebeu 73.354 doses da vacina Qdenga, tornando-se o primeiro do país a contemplar todos os municípios com o imunizante.

Dourados se destaca como pioneiro na imunização em massa contra a dengue, em parceria com o laboratório japonês Takeda, desenvolvedor da vacina Qdenga. Esta já está disponível na rede privada de saúde, garantindo imunidade completa com duas doses, sendo a segunda administrada após três meses da primeira.

Comentários