Pantanal MS
29 de Abril / 2024

algumas vozes contestam essa teoria, argumentando que se trata do processo natural de troca de chifres da espécie. | Créditos: Biólogo Fábio Paschoal

  • Publicado em: 15 de Janeiro, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Os veados-campeiros são presenças comuns no pantanal sul-mato-grossense, muitas vezes passando despercebidos devido à sua familiaridade na região. No entanto, um recente avistamento na área da Caiman Pantanal chamou a atenção para um mamífero dessa espécie devido a um detalhe peculiar em sua aparência, gerando debate entre especialistas.

Os chifres exóticos ou "estranhos" desse veado-campeiro capturaram a atenção do guia e biólogo Fábio Paschoal, surpreendendo-o pelos relevos e texturas singulares. Intrigado, Paschoal lançou a dúvida nas redes sociais ao compartilhar a imagem do animal durante um safári no Pantanal.

"Esta semana encontrei um veado-campeiro que chamou minha atenção. Nunca tinha visto um animal com chifres tão diferentes e, depois de muito tempo sem fotografá-los, resolvi fazer um retrato desse cara. Alguém aí já viu algum veado com chifres parecidos com esses?", questionou o biólogo.

Apesar de sua formação em biologia e do convívio frequente com esses animais, Paschoal não encontrou uma explicação plausível para a peculiaridade dos chifres. No entanto, após a publicação, várias teorias surgiram, sendo uma delas associada à textura e bolotas aveludadas no chifre, sugerindo a possibilidade de fungos adquiridos durante interações com a água.

No entanto, algumas vozes contestam essa teoria, argumentando que se trata do processo natural de troca de chifres da espécie. Paschoal esclareceu que, anualmente, os chifres dos veados caem após o período reprodutivo, sendo cobertos por uma pele chamada velame durante o crescimento. Contudo, a textura singular observada levanta dúvidas sobre essa explicação comum.

Alguns profissionais, incluindo Paschoal, não descartam a possibilidade de o mamífero avistado possuir alguma alteração genética. Entre respostas e teorias, nenhuma conclusão foi alcançada.

Comentários