Nossas redes

Concursos

Concurso INSS: nova emenda propõe nível superior para todos os cargos

O novo concurso INSS foi autorizado pelo governo federal e deverá ter o edital lançado ainda em 2022.

Publicado em

Segundo o texto, seleções do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão aceitar pessoas com nível superior. | Créditos: Ilustrativo

Na edição de 13 de junho de 2022 do Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, autorizou o novo concurso INSS. Nele, 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social, que costuma exigir nível médio de escolaridade, foram anunciadas.

Entretanto, o requisito de escolaridade pode ser modificado caso uma emenda à Medida Provisória nº 1.113/2022, proposta pelo deputado federal Luis Miranda (Republicanos – SP), seja aprovada no Congresso. Segundo o texto, seleções do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão aceitar pessoas com nível superior.

De acordo com o parlamentar, a alteração seria essencial, pois daria uma maior qualidade aos quadros do instituto. Conforme sua justificativa, o INSS precisa de uma “atenção especial”, principalmente pelo déficit de servidores, que está na casa de dezenas de milhares.

No momento, o relator do projeto, deputado Silas Câmara (Republicanos – AM), vem discutindo a ideia com representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

O projeto ainda está no início e precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, além de ter sanção presidencial, para poder vigorar.

Por enquanto, a recomendação é que a pessoa que tenha nível médio continue estudando para o concurso INSS, pois não há como prever qual será o resultado da votação sobre a MP. Ao mesmo tempo, é preciso ficar de olho em novidades sobre o assunto para não ser surpreendido.

Já deu seu like para esta matéria?

Ver matéria completa
Publicidade

As Top da Semana