Os dados também indicam que crianças entre 1 e 9 anos representam 20,1% das hospitalizações por Influenza no estado. | Créditos: reprodução/internet
Publicado em: 17 de Outubro, 2024 | Fonte: Ana Lucia Marchi
Mato Grosso do Sul contabilizou mais uma morte por Influenza, elevando o total de óbitos pela doença para 81 no estado. O mais recente ocorreu em Corumbá, onde um homem de 62 anos faleceu no dia 9 de outubro, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A vítima, que era tabagista, não apresentava outras comorbidades.
Este é o segundo óbito consecutivo registrado em Corumbá por Influenza, e faz parte de um cenário em que, só na última semana, foram notificados 133 novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado, dos quais 8 estão associados à Influenza — sendo 6 por Influenza A e 2 por Influenza B.
Os dados também indicam que crianças entre 1 e 9 anos representam 20,1% das hospitalizações por Influenza no estado. No entanto, a maioria das mortes ocorre entre idosos com 80 anos ou mais, que correspondem a 32,1% dos óbitos registrados.
Cobertura vacinal em Corumbá está abaixo do ideal
Apesar de Corumbá ser o local do último óbito, o município apresenta uma taxa de vacinação completa contra a Influenza de apenas 51,1%, número abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A vacinação é uma das principais medidas para prevenir complicações e mortes associadas à doença, além de ajudar a reduzir a circulação do vírus entre a população.
Especialistas reforçam a importância de manter a imunização em dia, principalmente entre grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com condições de saúde que aumentem o risco de complicações.
Comentários