Pantanal MS
21 de Novembro / 2024

Ao todo, 28 instrumentistas mulheres de Mato Grosso do Sul foram exaltadas, nos mais variados segmentos musicais. | Créditos: Divulgação/ALEMS

  • Publicado em: 15 de Agosto, 2024 | Fonte: Rafael Almeida

Ivi Rondon Clavijo, de 19 anos, natural de Corumbá, foi homenageada na noite desta terça-feira (13) com a medalha e diploma de honra ao mérito, em comemoração ao centenário da violeira Helena Meirelles. A indicação foi feita pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB). Ao todo, 28 instrumentistas mulheres de Mato Grosso do Sul foram reconhecidas por suas contribuições à música em diferentes estilos.

Ivi descobriu sua paixão pela música aos 7 anos, quando começou a aprender Viola Caipira. Sua jornada musical teve início na Orquestra Corumbaense de Viola Caipira, onde participou de eventos regionais. Autodidata, aprendeu violão aos 9 anos e fez sua primeira apresentação cantando no Festival da Canção de Corumbá aos 11 anos. Aos 13, começou a compor e, em 2020, destacou-se com a música “S.O.S Pantanal,” que aborda a preservação ambiental. A canção, composta em parceria com sua mãe, conquistou o 1º lugar no Festival de Música Autoral de Mato Grosso do Sul – FESMORENA.

Além de viola e violão, Ivi ampliou seu repertório musical aprendendo a tocar sanfona, violino e piano. Seu estilo musical inclui sertanejo raiz, sertanejo universitário, chamamé, rasqueado e sertanejo latino. A jovem já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Maiara e Maraísa, Michel Teló, Almir Sater, entre outros. Com uma voz marcante, Ivi tem se tornado um destaque cultural, representando o Pantanal em eventos, programas de TV e leilões.

“É uma honra destacar o talento de uma jovem que começou tão cedo a trilhar os caminhos da música. Precisamos valorizar nossa cultura e promover talentos como o de Ivi,” afirmou o deputado Paulo Duarte.

Medalha Helena Meirelles: Reconhecimento ao Legado Feminino na Música Sul-Mato-Grossense

A homenagem a Ivi e outras musicistas faz parte das celebrações ao centenário de Helena Meirelles, uma das grandes damas da viola, que completaria 100 anos em 13 de agosto. A sessão solene na Assembleia Legislativa destacou a trajetória de Helena, que enfrentou muitos desafios para se tornar um ícone da música regional. Helena, que começou a tocar ainda jovem, só foi descoberta pelo grande público aos 60 anos, após uma vida de luta contra preconceitos e barreiras sociais.

Seu talento foi reconhecido internacionalmente quando a revista norte-americana Guitar Player a destacou como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo em 1993, colocando-a ao lado de lendas como Eric Clapton e B.B. King. Helena Meirelles abriu portas para futuras gerações de mulheres na música, consolidando o nome de Mato Grosso do Sul e seus ritmos para o mundo inteiro.

Comentários