Pantanal MS
23 de Novembro / 2024
  • Publicado em: 15 de Agosto, 2024 | Fonte: Redação

A rede social Orkut, que marcou uma geração nos anos 2000 e foi desativada em 2014, voltou a ser um dos assuntos mais comentados no Brasil nesta segunda-feira (12). Usuários da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, reacenderam a discussão ao elogiar como as comunidades dentro do Orkut conseguiam unir as pessoas em torno de interesses comuns.

Um dos comentários que mais repercutiu veio de um usuário que destacou a tranquilidade das interações na época: "No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns. Se eu fizesse uma comunidade 'Eu odeio calça saruel', não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade 'Eu amo calça saruel'. A gente poderia amar e odiar coisas em paz." A publicação rapidamente viralizou, acumulando mais de 2 milhões de visualizações e centenas de comentários.

A nostalgia pela antiga rede social coincide com a visita ao Brasil de Orkut Buyukkokten, engenheiro turco e fundador da plataforma, que participará do ‘Rio Innovation Week’ nesta quarta-feira (14). Em entrevista ao g1, Buyukkokten revelou planos para relançar o Orkut no Brasil, destacando que a nova versão contará com o apoio de profissionais do Vale do Silício e executivos de São Paulo, cidade pela qual ele nutre um carinho especial.

“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e do espírito autêntico. Nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência de volta ao mundo, porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas e criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E, como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve", afirmou o engenheiro.

Comentários